segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"Dolorosamente esta data não está tão próxima", diz Malga sobre alta de Chico Anysio

Em sua página oficial do Facebook, Malga di Paula, mulher de Chico Anysio, publicou uma carta aberta sobre a saúde do humorista.

No texto, ela afirma que Chico não deve deixar o hospital em breve: "Muitos fãs acreditam que em poucos dias estaremos de volta pra casa, mas, dolorosamente posso afirmar que esta data não está tão próxima como gostaríamos. Falo isso pela experiência vivenciada no último ano e sabendo que o período de recuperação é bastante longo".

Ela disse que Chico Ansyio tem procurado não se deixar abater na medida do possível. Malga agradeceu o carinho dos brasileiros, inclusive os que vivem fora do País.

A mulher do humorista encerra a carta admitindo que têm seus momentos de medo.

Confira trechos da carta aberta:

Caro Público, Fãs do Chico e Amigos,

Estou passando esta mensagem a vocês de uma forma “coletiva” por ser impossível responder a todas as perguntas individuais sobre “como está o Chico?”

Sinto o desejo profundo em responder, sabendo que este seria também o desejo do próprio Chico, em gratidão a tantas orações, palavras de carinho, força e admiração que temos recebido do mundo inteiro.

As mensagens vêm de todo o Brasil, de brasileiros que vivem fora e de estrangeiros que viveram aqui, aprenderam a gostar do Chico e voltaram a seus países de origem.

Boletins médicos são passados todos os dias para a imprensa, mas de pedaço em pedaço, as informações se perdem e o público acaba por não receber notícias.

Hoje, dia 27 de fevereiro de 2012, faz 88 dias que Chico está no hospital, exceto por uma noite (em 21 de dezembro), quando tivemos a felicidade de estarmos juntos em nossa casa. Dia 22 de dezembro ele internou no CTI com hemorragia digestiva, mas na tarde de natal, tivemos a alegria de passarmos juntos com a família no quarto do hospital. Foi uma tarde incrível, ele viu as netas e teve com a Victoria, sua única filha de 17 anos que mora em NY, momentos adoráveis.

No dia 26 de dezembro de 2012 ele voltou para o CTI, onde continua até agora.

Então finalmente respondendo a pergunta “Como está o Chico?”

Neste novo ano, ele já teve um problema intestinal que necessitou de uma cirurgia urgente, mas se recuperou bravamente, assim como sessões de hemodiálise, mas os rins voltaram a funcionar. Nas últimas semanas teve uma melhora significativa de todo o quadro, mas, infelizmente, outra bactéria bastante poderosa acabou infectando seu pulmão.

No momento, ele se alimenta através de uma gastrostomia e está com traqueotomia (tubo inserido na garganta), conectado a um respirador artificial. O tubo impede que ele fale, por isso, nos comunicamos através da leitura labial. Agora, ele está fazendo uso de um coquetel de antibióticos e tem permanecido mais tempo dormindo que acordado. Nos momentos em que acorda, no entanto, há sempre um sorriso e uma grande serenidade no olhar.

Muitos fãs acreditam que em poucos dias estaremos de volta pra casa, mas, dolorosamente posso afirmar que esta data não está tão próxima como gostaríamos. Falo isso pela experiência vivenciada no último ano e sabendo que o período de recuperação é bastante longo.

Em momento algum, meu coração teve dúvidas de que eu trarei o Chico de volta pra casa, mas admito que tive e tenho meus momentos de medo. Medo de vê-lo sofrer, medo de perdê-lo, medo da solidão, enfim... Medo do silêncio...

IMPORTANTE: Chico é portador de Enfisema, uma doença causada pelo uso do tabaco. NÃO FUME.

Nenhum comentário: