quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Maragogi imprópria para o banho



Os alagoanos e turistas que pretendem pegar uma "prainha" devem primeiro conferir os locais próprios para banho de mar em Alagoas.
O relatório de balneabilidade foi divulgado nesta sexta-feira, 17, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e apontou seis pontos impróprios.
Desde a semana passada as coletas aumentaram para 55 diferentes pontos, entre litoral sul, norte e região metropolitana. As amostras foram colhidas entre os dias 13 e 14.
De acordo com a análise do IMA, a cidade Maceió apresenta quatro trechos inadequados para banho de mar. Os banhistas devem evitar entrar na água na Praia do Pontal da Barra, na Avenida Assis Chateaubriand, ± 500m, norte do emissário da CASAL; na Praia da Avenida, na Avenida Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Dias Cabral; Praia da Avenida, na Avenida Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia e Praia de Jatiúca, na Avenida Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira.
Já no litoral Norte, os pontos impróprios estão na Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado e em frente à Foz do Rio Persinunga.
Os locais apresentam uma quantidade de coliformes fecais acima do nível recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As praias são consideradas impróprias quando apresenta na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL.
De acordo com o IMA, os banhistas devem evitar entrar no mar após ocorrência de chuvas quando as praias podem ser contaminadas por detritos arrastados pelas águas pluviais, rios, córregos e canais de drenagem, o que faz com que a concentração de bactérias nas águas aumente de forma considerável.
O alerta serve também para os banhistas que encontrarem resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias na praia.

Nenhum comentário: