terça-feira, 3 de setembro de 2013

AGORA - Rio: passageiros ateiam fogo em trem após pane

srzd
Um trem que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil apresentou problema nesta manhã e parou de funcionar às 7h56 quando saía da estação Engenho de Dentro. Passageiros revoltados com o problema fizeram um protesto na linha férrea e atearam fogo na composição.
A concessionária orientou os passageiros a andarem 60 metros até a plataforma de Engenho de Dentro, porém alguns deles não seguiram o pedido e permenecem na via dificultando a retomada da circulação.
As estações dos ramais Deodoro e Santa Cruz foram fechadas por medida de segurança. A empresa acionou o Grupamento de Polícia Ferroviária e o batalhão da área. Os trens do ramal Japeri operam pela linha auxiliar e a circulação dos ramais Santa Cruz e Deodoro é realizada até a estação Deodoro.
Foto: Reprodução de TV
Foto: Reprodução de TV
Na quinta-feira passada, cerca de mil metros de rede aérea entre as estações Oswaldo Cruz e Engenho de Dentro sofreram queda, interrompendo a viagem de três composições e provocando atraso nos ramais Santa Cruz, Deodoro e Japeri. Na ocasião, alguns passageiros atiraram pedras e madeiras contra as composições.
Leia a nota divulgada pela SuperVia na segunda-feira sobre os recentes problemas no serviço e sobre as depredações aos trens:
"No último mês, a SuperVia vem sendo foco constante de casos como tiros disparados na direção da rede aérea, depredação de janelas, arremesso de pedras, bastões e outros objetos contra os para-brisas das composições ou em direção à ferrovia, e furto de cabos elétricos. 
A empresa tem registrado um aumento dessas ocorrências na última semana. Na quinta-feira passada, a concessionária registrou um objeto não identificado, arremessado da passarela no bairro de Bento Ribeiro que causou danos à rede aérea, prejudicando a circulação dos ramais Santa Cruz e Japeri durante toda a manhã. Já na manhã de sexta-feira, a SuperVia registrou furto de 60 metros de cabos de sinalização próximo à estação Bangu (ramal Santa Cruz). Também na sexta-feira, durante a tarde, uma marimba (fio de nylon com pedras amarradas nas pontas) foi arremessada em direção à rede aérea próximo à estação Deodoro.
Com o auxílio do novo Centro de Controle Operacional da SuperVia, que confere mais agilidade à operação e permite a comunicação integrada com os trens, o problema foi rapidamente solucionado e a circulação não foi afetada. No fim de semana, 360 metros de cabos de sinalização foram furtados das estações Tomás Coelho (ramal Belford Roxo), Sampaio (ramal Deodoro) e Penha Circular (ramal Saracuruna). E hoje, novamente, há suspeitas de que o problema na rede aérea tenha sido causado por uma ação irregular de terceiros .
A concessionária repudia com veemência atos como esses, que causam danos ao patrimônio público e põe em risco a viagem de milhares de pessoas. A concessionária lamenta os transtornos causados aos passageiros pelas atitudes irregulares realizadas por algumas pessoas e informa que todos os casos estão sendo rigorosamente apurados, com apoio da Polícia e do Governo do Estado do Rio de Janeiro."

Nenhum comentário: