sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Irmão de Eduardo Campos rompe o silêncio sobre a queda do avião Cessna

Antônio Campos - divulgação
O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, rompeu o silêncio em que se mantinha sobre a queda do avião Cessna que matou o presidenciável.
Ele esteve em Santos (SP) na última quarta-feira (27) para acompanhar a apuração do caso pelo Ministério Público Federal e lá expediu a seguinte nota:
Com referência ao acidente com o avião Cessna Citation 560 XL prefixo PR-AFA, que vitimou o candidato à Presidência Eduardo Campos, seis pessoas de sua equipe e os fatos dele decorrentes, venho novamente me pronunciar:
I) Conforme já noticiara, havia me habilitado nos inquéritos civil e policial, que é de atribuição do Procurador da República, Thiago Nobre, do Ministério Público Federal de São Paulo, da seccional de Santos, tendo como Juiz competente o Dr. Roberto Lemos, da 5a. Vara Federal de Santos.
II) O referido Procurador da República solicitou o aforamento federal do caso para que a competência seja exclusiva da Justiça Federal, o que deve ser decidido nesta semana pelo citado magistrado federal.
III) Após a abertura do inquérito civil e envio, no dia 19/08, de ofícios iniciais a diversos órgãos e autoridades, o Procurador expediu o ofício 2111/2014, em caráter de urgência, no dia 25/08, ao Comandante da Aeronáutica, pedido de informações com diversos questionamentos acerca da hipótese de veículo aéreo não tripulado (VANT) de propriedade da Força Aérea Brasileira ter colidido com o avião sinistrado, ofício este que foi acompanhado de fotos que demonstram objetos no local do acidente que guardam grande semelhança com partes do VANT modelo ACAUÃ, que é um DRONE meteorológico da Aeronáutica.
IV) Tal ofício consta no referido inquérito civil que não está em segredo de justiça e a que tive acesso quando da minha visita em 27/08 ao MPF de Santos.
V) Quanto a essa possibilidade é de se ressaltar:
a) Existiu alerta do uso de DRONES na região do acidente em data próxima do fato por parte da Aeronáutica;
b) Há informações de que existe um DRONE desaparecido na região;
c) Existem imagens captadas na cena do acidente que registram a presença de uma “roda” semelhante a encontrada no VANT ACAUÃ, entre outros indícios,
conforme imagens a que tive acesso.
d) O avião pousaria na pista da Base Aérea de Santos – Guarujá/SP, que utiliza este tipo de aeronave (VANT).
e) Visitei o local do acidente, levando minha solidariedade às vitimas dos danos materiais em terra decorrentes do sinistro. Na ocasião, registrei que somarei esforços a eles no sentido de buscar a reparação dos danos, responsabilizando os causadores e responsáveis legais pelo acidente ocorrido, como também a necessidade de aguardar uma conclusão segura das causas do sinistro para a correta responsabilização.
f) Em minha visita ao local do acidente, causou me preocupação a velocidade com que aterraram a cratera feita pelo avião, como também ter encontrado algumas peças do mesmo nas mãos da pessoas que se encontravam no local. A realização de perícia por parte dos órgãos competentes nos restos das turbinas no prazo exíguo de 02 dias, bem como a perícia no prazo de 01 dia na caixa preta é motivo de preocupação para quem está acompanhando o inquérito, pois se tratam de aparelhos complexos.
g) Estarei vigilante na apuração dos fatos, na defesa da honra de meu único irmão prematuramente falecido e que foi vítima neste lamentável acidente.
h) Finalmente, registro com emoção que uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, permaneceu intacta no local do acidente. Que ela com seu manto sagrado irradie a sua luz sobre este acidente, para que prevaleça a verdade que as famílias e a sociedade brasileira merecem conhecer.
Santos, 27/08/2014
Antônio Campos – Advogado OAB 12310

Nenhum comentário: