sábado, 7 de fevereiro de 2015

LUTO - Começa velório das quatro vítimas de chacina no município de Poção, no Agreste

Enterro está marcado para este domingo (08), às 9h



Amigos e familiares dão o último adeus às vítimas da chacina. Um grupo de conselheiros tutelares pede justiça

Os corpos das quatro vítimas de uma chacina que aconteceu na noite de ontem no município de Poção, agreste pernambucano, já estão sendo velados coletivamente. Amigos e familiares estão reunidos no Centro de Catequese Frei Henrique Brokera , no Sítio Cafundó, Zona Rural da cidade, onde o crime ocorreu. O enterro está marcado para as 9h da manhã deste domingo (8), no cemitério da cidade.

Emociados, os parentes das vítimas se uniram num círculo para rezar pelas vidas identificadas como Lindenberg Vasconcelos, 54 anos, Carmem Lúcia Silva, 37, Daniel Farias, 32, e Ana Rita Venâncio (que estava com o neto menor de idade), 62. Alguns familiares precisaram ser socorridos. Um grupo de conselheiros tutelares estão indgnados com o crime e prestam solidariedade às famílias aos parentes. 

A reportagem do Diario, que se encontra neste momento em Poção acompanha as investigações do caso e apurou que a criança, que estava sob a guarda dos avós maternos, não se feriu na ação criminosa. A chacina aconteceu por volta das 19h, quando os conselheiros tutelares, no exercício de suas funções, a criança e a avó chegavam de carro ao Sítio Cafundó, na Zona Rural de Poção, distante 237 km do Recife. Segundo o delegado Antônio Barros, o grupo voltava do município de Arcoverde, no Sertão, após uma audiência na Vara da Infância e da Juventude, cujo pai teria perdido a guarda por ordem judicial.

Familiares e amigos formaram um círculo para rezar pelas vítimas

Investigação

As investigações do crime continuam sob a responsabilidade da força-tarefa criada pelo governo do estado e que reúne agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica. Na manhã deste sábado (07), durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Polícia Civil de Pernambuco, a cúpula da Secretaria de Defesa Social do estado (SDS) confirmou que as vítimas da chacina foram assassinadas com características de execução.

De acordo com o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Antônio Barros, três das vítimas foram alvejadas na cabeça e outra, cujo corpo foi encontrado fora do veículo utilizado pelo Conselho Tutelar de Poção, recebeu um tiro no tórax, o que carateriza uma tentativa de fuga e defesa.

Ao todo, seis delegados estão investigando o crime, coordenados pelo delegado Erick Lessa, gerente operacional da região Interior I. Policiais militares da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Poção e outros destacamentos da região, além de equipe da Polícia Científica, incluindo o Instituto Tavares Buril (ITB), completam a força-tarefa. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, também está em Poção prestando apoio às famílias das vítimas e acompanhando as investigações.

Ontem, o governo do estado divulgou uma nota oficial à imprensa para destacar as medidas emergenciais adotadas para a elucidação do caso. “O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. Todo o efetivo da Polícia Militar da região se encontra à disposição da Polícia Civil para eventuais diligências que contribuam para o esclarecimento do caso”, informou a nota oficial.

Nenhum comentário: