terça-feira, 28 de julho de 2015

Jarbas atrai governo e oposição

Diário de Pernambuco – Cláudia Ferreira

O deputado federal Jarbas Vanconcelos (PMDB/PE) mostrou, ontem, que representa uma figura estratégica no processo de configuração do cenário eleitoral do Recife em 2016. Em horários diferentes, o peemedebista recebeu em seu escritório político o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto e o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho, ambos do PSB.

Na pauta oficial do encontro, estava o retorno dos parlamentares aos trabalhos do Congresso Nacional na próxima semana, a situação política do país e seus desdobramentos para o estado. No entanto, foi uma chance oportuna para os socialistas procurarem manter uma relação cordial com o deputado. Constantemente assediado pelos oposicionistas de Geraldo Julio (PSB), Jarbas tem visto seu nome ser ventilado como candidato à Prefeitura do Recife. Ele, inclusive, tem recebido pesquisasinternas da oposição que apontam os problemas na gestão de Geraldo Julio e lhe dão motivações para voltar a concorrer ao cargo.

Apesar de se esquivar das especulações, nos bastidores, Jarbas demonstra estar descontente com a atual gestão municipal, algo que tem recebido panos mornos do vice-governador Raul Henry (PMDB). Sobre as reuniões com João Lyra e Fernando Bezerra, contudo, Jarbas se limitou a falar da crise na relação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), e o Planalto. “Nós não podemos, como representantes eleitos da população, sermos pautados por quem não tem condições éticas de conduzir sua função”, opinou o deputado, que já solicitou ao plenário o afastamento de seu correligionário da presidência da Casa, por constar na lista de investigados da Operação Lava-Jato, sob a suspeita de ter cobrado propina por contratos de empresas com a Petrobras.

Nenhum comentário: