segunda-feira, 6 de julho de 2015

Passageiro da Gol poderá usar celular durante todo o voo, em modo avião

A partir desta terça, não será mais pedido aos passageiros para desligarem os celulares assim que o avião ligar os motores

Da Folhapress

Ainda segundo a nova legislação da Anac, a companhia aérea terá de informar os passageiros sobre as condições em que os aparelhos eletrônicos podem ser utilizados em cada fase do voo, assim como as configurações necessárias.
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

A Gol liberará, a partir desta terça-feira (7), o uso de celulares durante todo o voo -desde que no modo avião, em que não há transferência de dados ou conexão à internet.

A autorização foi dada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última quinta-feira (2). Trata-se da primeira companhia aérea a ter esse aval -a agência também analisa pedidos similares da TAM, da Azul e da Avianca.

A partir desta terça, não será mais pedido aos passageiros para desligarem os celulares assim que o avião ligar os motores. Na prática, poderão ficar ligados, durante todo o voo, celulares, tablets, videogames, notebooks e leitores de livros digitais, entre outros. Hoje, eles têm de ser desligados quando o avião está prestes a decolar ou a aterrissar; podem operar assim que a aeronave atinge 3.048 metros, ou 10 mil pés. Fazer chamadas e navegar na internet, porém, continuam proibidos.

Há outra mudança, esta a adaptação a um hábito já consagrado entre os passageiros: será oficialmente permitido ligar o celular, conectar-se à internet ou fazer chamadas tão logo o avião pouse. Hoje as companhias informam aos passageiros que isso não é autorizado.

Na decolagem e no pouso, os equipamentos terão que ser guardados, mesmo ligados, por segurança; uma freada brusca, por exemplo, pode fazer algum aparelho voar na cabine e machucar um passageiro. Da mesma maneira.

Há um mês, a Gol anunciou também que, a partir de 2016, passará a ter wi-fi a bordo dos aviões, serviço já oferecido hoje por empresas americanas que voam para o Brasil.

ATRASO

O que começa a entrar em vigor nesta terça com uma única companhia aérea já vale nos Estados Unidos desde 2013. Lá, a indústria conseguiu comprovar que não há interferência significativa de equipamentos eletrônicos no avião.

No ano passado, a Europa anunciou uma nova etapa: abriu caminho para que passageiros possam também trocar mensagens de texto e se conectar à internet. Isso não se aplica a períodos antes e durante pousos e decolagens. O Brasil ainda não tem previsão de implantar esse uso.

Nenhum comentário: