terça-feira, 28 de julho de 2015

Policiais da operação Lei Seca atuarão com câmeras acopladas para flagrar condutores

Folha-PE

A partir desta segunda-feira (27), os policiais militares que atuarão em blitz da operação Lei Seca em Pernambuco terão pequenas câmeras acopladas aos uniformes para registrar as ocorrências. As imagens poderão ser utilizadas como prova para identificar um condutor alcoolizado. Também serão distribuídos o cordel “Veja Bem Motociclista, Salve Sua Vida” e o jornal “Saúde no Trânsito”, com o objetivo de conscientizar condutores de motocicleta sobre o alto número de acidentes.

Em 2013, 741 pessoas que pilotavam ou eram caronas em motocicletas morreram em acidentes de trânsito. No ano de 2014, foram atendidos quase 46 mil pacientes vítimas de acidente de trânsito, dos quais mais de 34 mil eram motociclistas, o que corresponde a 74,6% dos acidentados.

As duas publicações que serão entregues à população, cada uma com oito páginas, foram impressas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ao todo, serão 28 mil exemplares, que também serão distribuídos no Interior do Estado para os 12 Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Motos e para as 12 Gerências Regionais de Saúde.

Ilustradas, as páginas dos poemas de cordel contém informações, ao final de cada verso, de porcentagem sobre vítimas de acidentes de motocicleta que foram atendidas em unidades sentinelas de saúde e sobre os fatores envolvidos no acidente como excesso de velocidade, uso de álcool antes de conduzir a motocicleta e a não utilização do capacete Tais fatores chegam a ser responsáveis por 50% dos acidentes.

Já o jornal Saúde no Trânsito traz as seções Fique Sabendo, com números de óbitos, internações e atendimentos; Se Ligue nas Dicas de Prevenção, com os doze mandamentos para a segurança do motociclista; Rede de Urgência, com a relação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Para Distrair, com uma cruzadinha que traz afirmações educativas sobre a melhor conduta no trânsito.

Postar um comentário