segunda-feira, 27 de julho de 2015

Recifense perde 50 Kg em cinco meses e lança app de emagrecimento

A história do recifense Diego Rocha, 24 anos, é de muita determinação. Até junho de 2012, o jovem era obeso e tinha hábitos alimentares pouco saudáveis, chegando a pesar 131 kg com 1,80 metro de altura. O caso dele não é exemplo isolado no país. Segundo dados de abril deste ano do Ministério da Saúde, o índice de brasileiros acima do peso tem crescido a níveis alarmantes. Pouco mais de 50% da população está nesta categoria e, do montante, 17,9% são obesos. Começamos a postagem escrevendo que Diego é um exemplo de determinação porque ele conseguiu perder 50 kg em apenas cinco meses. No início deste mês de julho, lançou o aplicativo 50em5 para transmitir suas experiências, dicas especiais e uma fórmula para conseguir o feito. Tudo com respaldo científico de nutricionistas e profissionais de educação física, que revisaram o conteúdo com o jovem.

Em entrevista ao BitBlog, Diego revelou que teve uma infância saudável e não era chegado a comer besteiras. Inclusive praticava judô, handebol e, diferente deste que vos escreve, não dava nenhuma escapulida das aulas de educação física. “Estava sadio e em forma. O problema foi ao longo da adolescência, quando deixei de praticar esportes e passei a comer alimentos inadequados. Por conta disso, fui engordando”, relata.

O estopim para a mudança foi ter atingido o peso máximo de 131 kg. Diego percebeu que o corpo cobrava uma nova atitude. “Eu estava disposto a perder peso e chegar a um estilo de vida saudável. Comecei falando com meus pais e pensei em fazer uma lipo. No consultório, o médico sugeriu que eu perdesse cinco quilos em um mês. Acabei perdendo quinze”, lembra o rapaz, que é graduado em gestão e possui especialização.

Ao fim do primeiro mês, ele acabou fazendo a lipoaspiração e perdeu quatro quilos. Mas, na verdade, Diego preferiu não contabilizar o resultado da operação, embora tenha servido de estímulo. Nos quatro meses seguintes, mandou um abraço para mais 35 kg. Perguntei se ele teve acompanhamento de profissionais de saúde. “Já fui paciente de alguns, só que também possuo amigos nutricionistas que me ajudaram. À medida que eu ia descobrindo alimentos que davam sensação de saciedade, montava uma lista e pesquisava sobre as propriedades deles”, explica Diego Rocha.

Familiares, amigos e colegas de trabalho notaram a redução drástica de peso e sugeriram que ele escrevesse um livro ou fizesse palestras. “Preferi fazer um aplicativo porque o alcance é maior. Queria ajudar mais gente”, conta. O projeto foi tocado ao longo de 2013 e a parte mais trabalhosa nem foi a programação, mas reunir as orientações com o respaldo de especialistas.

“O aplicativo 50em5 traz a tabela de alimentos que eu montei, minha fórmula de sucesso que abrange quatro fatores comportamentais, passo a passo para perder peso, minha história e dicas de emagrecimento que utilizei. Verifiquei todas as informações com profissionais de saúde e há até depoimentos deles no app”, esclarece Diego, que foi capa da revista Brazilian Magazine.

O app está disponível para iOS(US$ 1,99) e Android (R$ 5,50).

ATENÇÃO: O BitBlog recomenda que os internautas busquem sempre atendimento com nutricionistas e utilizem aplicativos como complemento, de preferência em parceria com um profissional de saúde.

Nenhum comentário: