quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Caos em Itaquitinga só aumenta com greve dos ACSs







A situação da saúde na cidade de Itaquitinga e cada vez mais precária e isso ainda vem a se somar a falta de atenção aos profissionais de saúde tanto na unidade mista local quanto nos PSFs não ha sequer materiais de trabalho básicos. 
Os agentes comunitários de saúde entraram em greve, hoje já no terceiro dia seguido, onde encontraram a Prefeitura de portas fechadas, por melhorias de trabalho e parecem ter recebido o apoio até da população. "Eles estão certos pois hoje mesmo fui a um dentista num PSF e não pude extrair um dente porque a dentista avisou logo que não havia luvas para tal procedimento" comenta uma moradora do bairro da Chã do Fogo que prefere nao se identificar devido as perseguições que a cidade já vive. 
Outra moradora da Rua do Veiga, Maria Jose, afirma que ate para tomar uma injeção no hospital local só e possível se o paciente comprar em alguma farmácia pois na Unidade Mista ha meses não existe material para isso. 
Diante de tanto caos os Agentes permanecem irredutíveis e chegaram a pedir uma audiência ao prefeito Pablo Moraes que terminou sendo cancelada de ultima hora pois segundo os ACSs o prefeito queria "escolher" uma comissão para ouvir. 
Os agentes não aceitaram uma vez que possuem associação registrada e estão legitimamente respaldados, como afirma o presidente da entidade o ACS Izael Silva: "Nossa pauta e simples e justa pois queremos trabalhar em condições dignas e nao entendemos porque falta ate material básico para os PSFs e para nosso trabalho de campo." Desse jeito a coisa vai se arrastando e a população a cada dia reclama desse caos na saúde. O blog ontem ja postou uma matéria sobre a situação atual do município e está aberto para que a prefeitura apresente sua versão.

Nenhum comentário: