quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Lojas de 1,99 viram lojas de 1 a 99 e ampliam mercado

Estabelecimentos de produtos de variedades não são mais aquelas que só ofereciam importados da China ao preço único

Do Estadão Conteúdo

Comerciantes passaram a importar mercadorias com maior valor agregado para aumentar o nicho de consumidores
Foto: Agência Estado

Com a chegada do segundo semestre, fabricantes, representantes e distribuidores do setor de produtos de variedades estão a todo vapor para encher as prateleiras do varejo com milhares de novidades para a melhor época de vendas do ano: os meses de outubro a dezembro.

As lojas de produtos de variedades não são mais aquelas que só ofereciam importados da China ao preço único de R$1,99. Desde que se espalharam pelo Brasil, na década de noventa, a economia mudou, a inflação cresceu e foi preciso se adaptar.

Comerciantes passaram a importar mercadorias com maior valor agregado para aumentar o nicho de consumidores. E muitos empreendedores expandiram seus negócios investindo em produção própria e diferenciada. Resultado: um novo e grande mercado, com produtos e preços variados.

Com a fórmula "qualidade e preço bom", o conceito do varejo popular mudou e assumiu um novo rótulo: 1 a 99. Um setor que se reinventou e, segundo estimativa de seus principais representantes, reúne hoje mais de 100 mil estabelecimentos em todo o país, com um faturamento de pelo menos 8 bilhões de reais ao ano.

Para o promotor da "Expo Brasil Feira - 1 A 99" - único evento e termômetro do setor no país -, Alexandre Torres de Carvalho, o mercado de produtos de variedades está passando bem mais distante da crise econômica que boa parte do restante da indústria. "Existe crise, mas não é para todos", afirma otimista e com base no sucesso do último encontro, que registrou um crescimento de 21% no faturamento, com 132 milhões de reais em negócios gerados e um total de 12 mil visitantes durante os quatro dias de evento 

A "Expo Brasil Feira - 1 A 99" será realizada entre os dias 18 e 21 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Aberta apenas a profissionais do setor, reúne mais dois eventos simultâneos: 

- 2ª edição da Expo Bomboniere, com expositores da indústria de doces, balas e guloseimas ? segmento cada vez maior dentro das lojas de variedades, lembrando que boa parte das compras de "candies" se dá por impulso.

- 3ª edição do Outlet Grandes Marcas, que trará preços especiais em produtos de grandes empresas como Tramontina, Globalização, Home Play, Hercules Mundial e Plasutil.

Nenhum comentário: