sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Novo vírus trava navegação na internet em computadores e smartphones

Thomaz Vieira

Folha-PE

Um novo ataque cibernético começou a se espalhar por computadores na última quarta-feira (12). Por um motivo ainda desconhecido, usuários são redirecionados, ao tentar acessar qualquer página em um navegador, para o domínio 66.228.60.253/x.html. A página permanece carregando, mas não exibe nada. Por enquanto, não foram detectados efeitos nocivos do da invasão.

Na internet, diversos usuários no mundo inteiro já reclamaram do ocorrido e tentam descobrir formas de solucionar o problema. Em sites como o Yahoo! Respostas, pessoas debatem maneiras de driblar o ataque. Alguns apontam como resolução a necessidade de limpar o histórico do navegador e restaurar as configurações originais. No entanto, o recurso não dá resultados em todas as máquinas.

Segundo o consultor de novas tendências do Porto Digital, Jacques Barcia, o ataque se trata mesmo de um vírus que se instala nos arquivos temporários (o cache) do navegador e muda o DNS, redirecionando toda URL para o endereço numérico. A solução, ele explica, seria limpar o cache do navedagor. "Mas é possível que esse vírus afete também o modem. Aí é um pouco mais complicado. No entanto, é possível resolver reconfigurando o DNS do modem", ressalva. Para isso, o consultor recomenda acionar o suporte da operadora de telefonia. Ele ainda não sabe identificar, no entanto, o objetivo ou a origem do vírus.

Nenhum comentário: