quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Oposição aponta alta do número de homicídios em Pernambuco


Silvio Costa Filho aponta alta no número de homicídios. Foto: Divulgação.

O líder da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PTB), subiu à tribuna nesta quarta-feira (5) para apontar o crescimento dos assassinatos no mês de julho em Pernambuco. Acompanhando mensalmente as estatísticas pelo Portal da Secretaria de Defesa Social, o deputado expôs que mês passado o Estado registrou 297 homicídios. Em julho de 2014, o índice foi de 247 assassinatos – quarenta mortes a menos.

De acordo com o deputado, a ampliação reforça que há uma tendência de aumento da violência no Estado verificada também em estatísticas como o índice de assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos (crescimento de 80%, de acordo com o Sinpol) e a ônibus (41,7% casos a mais no primeiro semestre, segundo informa a SDS).

Para Costa Filho, a gestão estadual não colocou em prática um plano de recuperação do Pacto pela Vida e o governo vem deixando a sociedade de fora do debate e não valoriza a contribuição dos profissionais de segurança pública.

Costa Filho lembra que policiais civis e militares têm reivindicado uma política de valorização profissional e denunciam o número reduzido de efetivo, a sobrecarga de trabalho e a falta de equipamentos adequados para enfrentar a criminalidade.

Para o parlamentar, o Estado precisa apresentar um plano de como pretende reduzir a tendência de aumento da violência. “Para isto, sugerimos que o Estado lidere uma discussão com todas as entidades e profissionais interessados em retomar o Pacto pela Vida. A Bancada de Oposição se coloca à disposição para este debate”, finaliza.

Nenhum comentário: