sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sábado é dia de vacinação contra a poliomielite

Dia também é para atualização de carteiras de vacinação

Foto: Flora Pimentel

JC Online

Começa neste sábado (15/08) e segue até o dia 31/08 a Campanha de Vacinação contra a poliomielite. Pernambuco tem a meta de imunizar, no mínimo, 95% dos 625.686 meninos e meninas entre 6 meses e menos de 5 anos (quatro anos 11 meses e 29 dias). Juntamente com a 36º edição da iniciativa, também será realizada a Campanha de Multivacinação para Atualização de Esquema Vacinal. Para isso, os pais de todas as crianças menores de 5 anos devem comparecer aos postos de saúde munidos do cartão de vacina dos filhos para que os profissionais verifiquem se é necessário a aplicação de alguma dose contra sarampo, caxumba, rubéola, meningites, hepatite, coqueluche, difteria, tétano, entre outras doenças.

"Estamos sem registrar casos de poliomielite no Estado desde 1988. Contudo, há ocorrências no Paquistão e no Afeganistão, com 28 confirmações até o início de julho. Para continuarmos sem a circulação do vírus no Brasil, é preciso que todos entre 6 meses e menores de 5 anos sejam imunizados", reforça a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo. 

A vacina contra a poliomielite não possui contra-indicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como seu principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).

"É importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para que os trabalhadores possam avaliar criteriosamente o documento e verificar se é necessário atualizar alguma vacina. Com isso, poderemos aumentar os índices vacinais do Estado e manter as crianças imunizadas contra diversas doenças", ressalta Ana Catarina.

Postar um comentário