quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Detran: Serviços que você pode resolver pela internet

Se há alguns anos era preciso pegar filas imensas para resolver qualquer assunto no Detran, hoje muitos podem ser solucionados pelo computador em poucos minutos ou, pelo menos, agendados. Como o Detran é um órgão regional, cada Estado tem autonomia para decidir quais serviços vai disponibilizar pela internet, por isso, vale a pena checar antes de sair de casa para não perder a viagem.

Confira em http://www.detran.pe.gov.br/ quais serviços podem ser encontrados no site do Detran do Estado.

Detran: serviços pela internet

2ª via

Perdeu a habilitação ou fico com os documentos em mau estado de conservação? Em alguns Estados, como São Paulo, o processo para emissão de 2ª via de CNH, licenciamento e até multas é totalmente eletrônico, mas em outros, como Rio de Janeiro, deve ser agendado pela internet e finalizado pessoalmente.

Impostos

É possível consultar o valor a ser pago e possíveis débitos pendentes, inclusive para DPVAT e licenciamento. É só informar o número do Renavan (Registro Nacional de Veículo Automotor). O pagamento também pode ser feito on-line pelo site do seu banco.

Simulado de prova do Detran

Quem quer tirar a primeira CNH pode consultar o site para fazer um simulado on-line. As perguntas são bem parecidas e ajudam a se preparar para a hora H.

Comunicação de venda

Ao vender o carro, você tem 30 dias para comunicar a transferência de propriedade ao Detran. Isso é importante inclusive para não se responsabilizar por multas de terceiros. No Detran do Rio de Janeiro, é preciso ir a um dos postos autorizados.

Alterações cadastrais

Alguns serviços podem ser resolvidos ou pelo menos agendados pela internet. Se precisar alterar algum dado, como endereço em que os documentos devem ser entregues, também faça pela internet.

Agendamento

Apesar de alguns serviços ainda serem feitos apenas pessoalmente nos postos do Detran e autorizados, como é o caso do Poupatempo em São Paulo, é possível fazer o agendamento pelo site para agilizar o processo. São eles:

1ª habilitaçãoRenovação de CNH, adição ou mudança de categoriaTroca da permissão para dirigir pela CNH definitivaProcesso Suspensão e Cassação da CNH.

Blog Valéria e Você. 

 

Nenhum comentário: