terça-feira, 3 de novembro de 2015

REGISTRO - Abandono da historia de Celso Galvão, é vista em Garanhuns

Vários leitores que acompanham diariamente esse Blog nos escreveram via e-mail, e enviaram fotos via whattsapp, com fotos do jazigo onde estão os restos mortais do ex- prefeito de Garanhuns e Caruaru Celso Galvão e sua família.  Eles reclamam do estado de abandono em que se encontra onde jaz, um dos maiores lideres políticos filho de Garanhuns. A Prefeitura prioridade a lápice de Dominguinhos, não temos nada contra, porem fica a observação sobre aquele que é patrono inclusive da própria sede do executivo municipal, pois a mesma é batizada de Palácio Celso Galvão.
Os internautas também reclamaram do acumulo de lixo no cemitério, no dia de finados dando aspecto de esquecimento ao ambiente num dia de grande movimentação, lembranças e simbolismo para as famílias garanhunenses.
Temos convicção que na certa o executivo não tomou conhecimento desses fatos, porem a nossa função, como agentes propagadores dos fatos, é alertar e de certa forma ajudar e corrigir situações como essas, pois o que é esta em jogo é a historia de nossa cidade e o registro e resgate da memoria, daquele que um dia não muito distante, governou essa terra e sonhou, contribuindo para o progresso e futuro de todos nós, tal como é hoje. tudo é uma sequencia que no lapso do tempo cada um constrói um pouco da historia de Garanhuns, Ad Altiora Tendere como está na nossa bandeira, para sempre e para o alto. 
Abaixo fotos do Estado do Jazigo do Celso e Familia







Dr. Celso Galvão

Dr. Celso Galvão foi um exemplo de administrador



O Dr. Celso Galvão foi um dos políticos de maior destaque em nossa região, conseguindo um fato inédito na época, sendo prefeito de Caruaru por duas vezes (1922/1925 e 1936/1937), e por duas vezes também prefeito de Garanhuns (1937/1945 e 1951/1955).
A primeira administração por nomeação do então Interventor Federal Agamenon Magalhães e a segunda pelo voto direto.
Em Caruaru, também disputou apenas uma eleição, era filiado à Liga Cívica Caruaruense, em Garanhuns, representou a Aliança Democrática de Garanhuns, integrada pelo PTB, UDN e dissidência do PSD.
Administrador público carismático, fez excelentes administrações nos dois períodos sendo responsável pela construção do atual prédio da prefeitura que hoje leva o nome de Palácio Celso Galvão, da praça Dom Moura, calçou inúmeras ruas da cidade, fez galerias e, através de convênios com o Estado, construiu o Hospital Dom Moura e a Escola Henrique Dias. O Parque Ruber van der Linden, foi construído com terreno adquirido da Diocese, durante o seu governo.
Garanhuense, nascido em 17 de abril de 1889, no número 215 da Avenida Santo Antônio, procedente de família política cujo pai foi sub-prefeito do município.
Sua profissão era odontólogo, formado no Rio de Janeiro.
Morreu em 01 de fevereiro de 1975.

Colaboração Narcisa Francisca

Fonte Blog do Anchieta Gueiros

Nenhum comentário: