quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ricardo Teobaldo aloca R$300 milhões do Orçamento para duplicação da PE-90 de Carpina à Toritama

O deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB) alocou no Orçamento Geral da União recursos para ampliar o desenvolvimento regional e as rotas de integração do agreste pernambucano. Três emendas, no valor total de R$300 milhões, serão direcionadas para duplicação da PE-090 (trecho Carpina – Limoeiro e Limoeiro – Surubim – Toritama) e da PE-050 (trecho Vitória de Santo Antão – Limoeiro). Estima-se que cerca de 800 mil pessoas sejam beneficiados diretamente. Com os investimentos será possível duplicar 140 km de rodovia.

Ricardo Teobaldo destaca o potencial de crescimento como uma das justificativas para a alocação das emendas. “Toda a região pode crescer, gerando cada vez mais emprego e renda. Porém, hoje, a malha viária precária é um entrave para esse crescimento. Com os recursos vamos proporcionar um melhor acesso a região e consequentemente temos também a ampliação do potencial de investimento da localidade”, contou.

A duplicação dos dois trechos traz benefícios além do agreste setentrional. Toritama, por exemplo, localizada na microrregião do alto Capibaribe, passa a ter uma opção mais rápida para o escoamento da sua produção de confecções. Com isso o ciclo produtivo do jeans vai beneficiar ainda mais municípios do estado.

Outro ponto destacado pelo parlamentar é o incremento no turismo que a duplicação dos trechos pode proporcionar. “Tem muita gente que deixa de conhecer a região por conta da qualidade das estradas. Temos potencial turístico em Limoeiro, Lagoa do Carro, Surubim, Toritama, entre outros, que passam a largo dos roteiros tradicionais por conta da malha viária. Isso é algo que vamos mudar”, contou Teobaldo.

Os investimentos vão proporcionar a estruturação das atividades produtivas e rotas de integração para o desenvolvimento territorial da região. As emendas para duplicação dos trechos da PE-090 e PE-050 foram incluídas no PLN-0006/2015 do Plano Plurianual

Postar um comentário