quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Deputados ratificam retorno do comércio de bebida nos estádios

Segunda votação aconteceu nesta quinta (3), na Assembleia Legislativa. Assim como na decisão anterior, bancada evangélica foi contra o PL.

Do G1 PE

Deputado Antônio Moraes é o autor da proposta
(Foto: Roberto Soares/Alepe)

Deputados estaduais ratificaram, na manhã desta quinta-feira (3), o retorno do comércio de bebidas alcoólicas nos estádios pernambucanos. A segunda votação do projeto de lei proposto pelo Antonio Moraes (PSDB) aconteceu com a presença de apenas 26 dos 49 parlamentares. O projeto segue agora para sanção do governador Paulo Câmara (PSB).  Dos 26, 21 foram favoráveis e cinco contrários à medida.

Assim como na votação anterior, realizada no último dia 24 de novembro, integrantes da bancada evangélica reprovaram a volta de bebidas alcoólicas durante os jogos em Pernambuco. "Vamos continuar combatendo", frisou o deputado Cleiton Collins (PP). Dos 31 parlamentares presentes na votação passada, 18 votaram a favor e 13 votaram contra o PL.

Autor da proposta, o deputado Antônio Moraes (PSDB) afirmou, no último dia 24, que não havia ligação entre a bebida alcoólica e violência nos estádios, destacando que estados como o Rio de Janeiro derrubaram a proibição da venda. "A violência que temos atualmente é das torcidas organizadas, o que não acontece nos estádios. São brigas marcadas pela internet, na Conde da Boa Vista", defendeu.

O deputado Adalton Santos (PSB), um dos oito integrantes da bancada evangélica da Casa de Joaquim Nabuco, foi um dos que se posicionou contra a liberação. "Acho que é um retrocesso essa situação. Já se vende bebida alcoólica no entorno dos estádios e eu até entendo. Agora,  dentro é um caldeirão. É uma panela de pressão. Vai aumentar a violência", apontou.

A venda de bebidas alcoólicas nos estádios pernambucanos foi proibida em 2009. O projeto de Antônio Moraes havia sido arquivado a pedido do próprio deputado em maio deste ano e,  agora,  desarquivado.

Antônio Moraes disse que atendeu um pedido da Federação Pernambucana de Futebol e dos clubes durante o discurso. "Isso vai colaborar com a situação financeira dos clubes pernambucanos", agregou Antônio Moraes.

Nenhum comentário: