quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Exército disponibiliza 750 soldados para combater Aedes aegypti em PE

O Exército irá disponibilizar 750 soldados para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti em municípios de Pernambuco. O número foi definido durante reunião na manhã desta quarta-feira (2) entre o Secretário Estadual de Saúde, José Iran Costa e o Comandante Militar do Nordeste, General Manoel Pafiadache. O inseto é responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika, vírus relacionado à microcefalia.

Os homens entram em ação na próxima sexta (4), mas antes de iniciar os trabalhos na rua, a equipe passará por um treinamento para atuar em parceira com agentes de saúde.

Os soldados irão atuar como agentes de endemias e serão direcionados de acordo com o Centro Integrado de Informações, local que havia sido usado durante a Copa do Mundo e foi reativado para controle do mosquito.

O Centro é monitorado por instituições que também atuam no combate ao Aedes, como o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria de Defesa Social (SDS), Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e outras autoridades. Representantes desses órgãos também estiveram presentes na reunião.

Ao todo, 250 homens irão atuar na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 500 serão distribuídos pelo interior do Estado, inicialmente em 19 municípios. De acordo com o secretário estadual de Saúde, José Iran Costa, 250 soldados já receberam treinamento no início do ano. A meta é que o restante dos soldados também passe por capacitação de, no máximo, dois dias para também iniciar o trabalho na sexta (4). Os treinamentos acontecem nas unidades militares do Recife, Petrolina, São Bento do Una e Garanhuns.

As equipes serão formadas por dois militares e um agente de saúde. Os profissionais irão atuar das 8h às 17h visitando casas em todos os bairros para identificar focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti. Os detalhes das ações do Recife serão dados numa segunda reunião, às 15h, no Comando Geral do Nordeste, no bairro do Curado. O prefeito Geraldo Julio também participará do encontro.

G1/PE

Nenhum comentário: