quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Polícia Federal combate organização suspeita de crimes na Hemobrás

Grupo teria direcionado licitações e desviado recursos públicos da empresa. Durante a operação ainda foi notado armazenamento incorreto de sangue.

Do G1 PE

Corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro estão entre os delitos investigados (Foto: Reprodução/ site da Hemobrás)

Após um ano de investigações, a Polícia Federal em Pernambuco deflagra uma operação para combater uma organização suspeita de direcionar licitações e desviar recursos públicos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) na manhã desta quarta-feira (9). Entre os delitos estão corrupção passiva, lei de licitação, peculato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com a PF, durante a "Operação Pulso" ainda foi notado que amostras de sangue coletadas, que deveriam ser transformadas em medicamentos contra a hemofilia e outras doenças, não foram fabricadas devido um armazenamento incorreto do material.

A PF ainda investiga diversas licitações e contratos de logística de plasma e hemoderivados ilegais. A obra de construção de uma fábrica da Hemobrás em Goiana, Mata Norte do estado, também está sob suspeita.

A operação cumpre 28 mandados de busca e apreensão, 29 oitivas mediante intimação e dois mandados de prisão temporária, expedidos contra empresários que atuam na empresa. Foi autorizado ainda o afastamento de três integrantes da Hemobrás, sendo dois da diretoria. Fora Pernambuco, a ação também ocorre nos estados do Piauí, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.

Mais informações serão repassadas durante uma coletiva de imprensa prevista para ocorrer às 14h na Sede da Polícia Federal, Bairro do Recife, área central da cidade.

Nenhum comentário: