quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

India Xukuru de Pesqueira morre vítima da síndrome Guillain-Barré

Danielle Marques de Santana, 17 anos, estava internada no Hospital da Restauração

Por: Rosália Vasconcelos

Uma adolescente natural de Pesqueira, no Agreste do estado, faleceu nesta quarta-feira (6), no Hospital da Restauração (HR), vítima de parada cardiorrespiratória, após evolução do quadro da Síndrome de Guillain-Barré. A morte de Danielle Marques de Santana, 17 anos, foi a primeira de que se tem registro na qual um paciente com histórico de chikungunya vem a óbito após complicações da síndrome.

Natural da tribo Xukuru e moradora da Aldeia Pé de Serra de São Sebastião, a 16 km de Pesqueira, Danielle estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ala C, do HR, há quase dois meses. A Secretaria Estadual de Saúde não confirmou o óbito.

Às 10h20 desta quarta-feira, a jovem teve uma parada cardíaca, seguida da paralisação do diafragma. Médicos tentaram reanimar a paciente por 40 minutos, mas ela não resistiu. Apesar da assessoria de comunicação preferir não se pronunciar sobre o caso, o necrotério da unidade hospitalar confirmou que a única paciente do sexo feminino falecida às 11h05 foi Danielle Marques de Santana.

Segundo relatos de familiares nas redes sociais, o sofrimento da adolescente começou há três meses. “Ela deu entrada no Hospital Dr. Lídio Paraíba (HLP), em Pesqueira, com sintomas de chikungunya. Passou três dias na emergência, começou a piorar e os pais pediram transferência para outro hospital. "Após oito dias no hospital em Pesqueira a adolescente foi transferida para Caruaru”, relatou um parente de Danielle.

Ainda de acordo com o relato nas redes sociais, ao chegar em Caruaru, o médico que atendeu a adolescente de 17 anos disse que ela precisava de uma UTI imediatamente, quando foi transferida para o Hospital da Restauração no Recife. “Quando minha prima chegou ao HR, foi diagnosticada rapidamente que ela estava com a Síndrome de Guillain-Barré. Ainda disseram que o estado  dela era muito grave e que ela corria risco de morte”, contou o parente.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do estado informou que não foi notificada em relação à morte. O velório de Danielle Marques Santana será realizado na manhã desta queinta-feira (7), na Aldeia Pé de Serra de São Sebastião.

Nenhum comentário: