quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Parque Eólico de Caetés e vendido por 2 Bilhões

PARQUE EÓLICO DE CAETÉS É VENDIDO POR R$ 2 BILHÕES


A empresa Casa dos Ventos, que no início do mês do mês passado anunciou a compra de 156 turbinas eólicas junto à General Eletric para seus parques no Piauí, que produz 210 MW de energia e Pernambuco, nos parques Santa Brígida e São Clemente, no município de Caetés (foto)que produzem juntos 182 MW, anunciou agora a venda de seus parques de geração de energia ao Banco Santander e mais dois fundos de pensão do Canadá. O negócio foi feito pelo montante de 2 bilhões de reais.

De acordo com o chefe da companhia para o Brasil, Eduardo Klepacz, o negócio envolve 392 megawatts de parques em Pernambuco e no Piauí, que já estão em operação e foram negociados junto à desenvolvedora Casa dos Ventos.

A empresa Cubico foi criada o ano passado para investir em energia renovável e saneamento na América Latina e na Europa. Ela herdou ativos de energia do Santander, o que faz com que a transação leve a companhia a um portfólio total no Brasil de 615 megawatts em usinas eólicas, todas já em funcionamento.

No alvo da empresa estão empreendimentos eólicos, principalmente, mas também solares e de pequenas hidrelétricas — todas fontes com as quais o Santander já trabalha ou trabalhou em outras oportunidades.

Além do Santander, a companhia tem como acionistas o fundo de pensão dos professores de Ontario e o administrador de fundos de pensão do Canadá.

A empresa é do empresário cearense Mario Araripe, conhecido por ter criado a fábrica de jipes Troller, vendida para a Ford nos anos 2000. Com os recursos, a companhia se capitaliza para desenvolver novos parques e participar de novos leilões federais. O negócio foi fechado no fim de 2015 e já recebeu o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Fonte: Roberto Almeida blog

Nenhum comentário: