quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Aeroporto de Garanhuns mais um papo furado de Paulo Câmara

Aeroporto de Garanhuns segue sem recuperação e sem voos Azul

Passados cinco meses da promessa do Governador Paulo Câmara, aeroporto de Garanhuns ainda não recebeu recuperação de sua estrutura.

Em agosto de 2016, o Governador Paulo Câmara anunciou a ativação de duas novas conexões na malha aérea estadual. Na ocasião da divulgação, estavam em pauta a reestruturação dos aeroportos de Garanhuns, no Agreste Meridional, e o de Serra Talhada, no Sertão do Estado. Aquela época, ao falar sobre o tema, Câmara defendeu que ambos os aeroportos, o de Garanhuns e o de Serra, receberiam voos da empresa Azul Linhas Aéreas com destino a capital, Recife. No começo deste mês de janeiro, o Secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, reforçou a promessa palaciana. Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, o titular da pasta de Turismo assegurou que o aeroporto de Garanhuns, assim como os de Caruaru e Araripina receberão em breve, investimentos por parte do Governo do Estado, manifestando ainda, o interesse da Azul em operar voos regionais.

Passados cinco  meses da promessa inicial do Governador Paulo Câmara, o aeroporto de Serra Talhada recebeu um investimento na ordem de R$ 6,5 milhões de reais para sua readequação. Esse montante, bem menor do que o liberado pelo Ministério dos Transportes, Aviação e Portos para reestruturação daquele aeródromo (R$ 30 milhões) fez com que parte da obra fosse finalizada. Concluída, a reforma do aeroporto de Serra, capacitará a área de pouso e decolagens, a comportar aeronaves que detém capacidade no transporte de 70 passageiros. Também em razão da reestruturação, o Santa Magalhães suportará aviões que atinjam carga de 33 toneladas.

Na última terça-feira (3), Carreras e o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, estiveram na cidade para fazer uma vistoria na pista. Junto a eles, estava uma comitiva de oito pessoas da Azul; liderada pelo diretor de expansões da companhia, Ronaldo Veras. Em Serra, segundo Felipe e após realizada a vistoria, a previsão é de que o voo inaugural no Aeroporto da cidade, o Santa Magalhães, aconteça ainda este ano, já no mês de agosto.

Enquanto isso, a vinda de investimentos por parte do Governo de Pernambuco junto ao aeroporto de Garanhuns, segue sem previsão; já que ao falar sobre o assunto no início da semana passada na mesma entrevista da Rádio Jornal, o próprio Secretário de Turismo, Felipe Carreras não deixou claro quando isso deve ocorrer. Se referindo aos aeródromos de Garanhuns, Caruaru e Araripina, Carreras defendeu, sem citar valores ou datas, que ainda este ano, esses aeroportos terão condições de receber voos da Linhas Azul.

As reestruturações dos aeroportos de Garanhuns e Serra Talhada, anunciadas pelo governador Paulo Câmara ainda no ano passado, fazem parte de um plano de aviação regional já implantado pela empresa Azul Linhas Aéreas. O plano, contempla a adequação de ambas as pistas; às normas exigidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura e Aeroportuária (Infraero). Atualmente, na prática, o aeroporto de Garanhuns serve apenas como pista de pouso e decolagem de pequenas aeronaves, já que somente após a aplicação dos recursos liberados pelo Ministério dos Transportes, Aviação e Portos, o aeródromo local poderá receber voos dos tipos comerciais.

Por: Allan Gustavo – Rádio 87 FM

(Com informações Blog do Gidi Santos, imagem de Hilton Marques)

Nenhum comentário: