sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Ana Arraes ensaia disputar o Governo

ELEIÇÕES 2018: Ana Arraes pode ser candidata do PSB ao governo do estado, com Danilo Cabral e Jarbas Vasconcelos disputando as duas vagas do Senado

A visita de cortesia que fez ao amigo e ex-vereador de Casinhas, Walter Borges, pode ter no fundo ter sinalizado algo...


A visita de cortesia que fez ao amigo e ex-vereador de Casinhas, Walter Borges, pode ter sido um aquecimento para a maratona de possíveis visitas, aos municípios pernambucanos, que a ministra do Tribunal de Contas da União, e ex-deputada federal, Ana Arraes, eventualmente, possa ter que fazer, no próximo ano, percorrendo o estado como candidata do PSB ao governo do estado.

Embora tenha direito de disputar à reeleição, cada vez mais ganha corpo no PSB a tese que o governador Paulo Câmara não teria fôlego, nem ânimo, para um novo mandato. Neste caso, o nome de Ana Arraes aparece como o mais consensual entre os socialistas para substituir o governador na disputa.

Eleita para o TCU em outubro de 2011, Ana Arraes foi duas vezes deputada federal. Em 2010, quando o filho, Eduardo Campos, foi reeleito governador, ela foi a federal mais votada, com mais de 387 mil votos.

Como a eleição de 2018 tem duas vagas para o senado, quando devem ser substituídos os senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), uma vaga está definida, e deve ter como candidato o deputado federal (ex-governador e ex-senador) Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Para segunda vaga, quem tem como o nome mais lembrado, é o deputado federal Danilo Cabral. Estrategicamente, Danilo Cabral deixou o primeiro escalão de Paulo Câmara, onde ocupava papel de destaque, mas, em contrapartida conseguia arestas com aliados, e assumiu o mandato no Congresso, longe de possíveis 'frituras'. Em 2014, a exemplo de Paulo Câmara, também teve o nome cotado para encabeçar a chapa socialista ao governo, mas foi queimado por deputados liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa.

Para ser candidata ao governo, a ministra Ana Arraes teria que pedir aposentadoria proporcional do TCU. De acordo com os socialistas, a situação está sendo monitorada por pesquisas de opinião, que também devem pesar bastante na definição do nome do partido na disputa estadual de 2018, para tentar garantir a permanência do PSB no comando do Palácio das Princesas.

VISITA : casal anfitrião, Jane e Walter Borges, prefeita de Surubim, Ana Célia, e a vereadora Véia de Aprígio(PSB). / FOTO: Fábio Cabral/Divulgação.

ILUSTRE - o lado folclórico do articulador político e ex-vereador de Casinhas, Walter Borges, o tornou uma figura próximas de importantes lideranças políticas do estado. 

Chamado de 'embaixador de Casinhas' pelo ex-governador Miguel Arraes, e de 'João Grilo de Casinhas' pelo escritor Ariano Suassuna, já recebeu em sua residência, uma chácara na pequena localidade do Diogo, boa parte da cúpula socialista, com quem mantém relação estreita de amizade. 

Nesta quinta-feira (5), a ministra Ana Arraes, que está de férias, chegou por volta das 12h40, e permaneceu até às 17h00. Almoçou, conversou com amigos e lideranças políticas da região.

"Eu fui convidada por Walter Borges, que é meu amigo, pra vir almoçar, comer galinha e buchada, e voltar aqui pra esta terra, onde já havia estado com meu filho Eduardo Campos provando da comida maravilhosa dele. Como estou de férias, marcamos para hoje e eu só tenho a agradecê-lo pelo almoço e a forma carinhosa e delicada que sempre nos recebe", disse a ministra Ana Arraes, ao blogueiro Charles Nascimento, do Blog Mais Casinhas.

Entre as lideranças presente ao almoço oferecido à ministra, estava a amiga e prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral. A ministra e a ex-primeira dama, Renata Campos, tiveram papel determinante para a socialista ser prefeita de Surubim, pois a depender da ala surubinense da cúpula do partido, ela sequer teria sido candidata pela terceira vez à prefeitura. 

Também estiveram no 'almoço de Walter Borges', a vereadora Véia de Aprígio(PSB), mais votada para a Câmara de Surubim, o prefeito de Casinhas, João Camêlo, o ex-prefeito de Surubim, José Arruda, o secretário de finanças de Limoeiro, Dioclécio Barbosa, e o diretor do hospital regional de Limoeiro, Carlos Maurício Guerra.

No próximo dia 27, Borges deve receber o governador Paulo Câmara.







ANFITRIÃO : articulador , Walter Borges tem recebido figuras importantes em sua casa, na pequena localidade do Diogo, em Casinhas / Fotos: Facebook 

Fonte: Da Redação, com informações do Blog Mais Casinhas (Charles Nascimento) / Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário: