quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Bancários realizam ato em defesa das empresas públicas

A CUT e o Sindicato dos Bancários vão realizar nesta quinta-feira (12), no centro do Recife, um ato em defesa das empresas públicas do país.

O evento está marcado para a calçada da agência da CEF na Avenida Conde da Boa Vista, das 12h às 14h. Na ocasião, serão celebrados os 156 anos da Caixa Econômica, único banco 100% público do país.

A mobilização integra a campanha “Se é público, é para todos” deflagrada pelo PT e partidos aliados contra a política de privatização do governo do presidente Michel Temer.

O atual governo iniciou um processo de reestruturação do Banco do Brasil, com o fechamento de 402 agências e corte de 9 mil funcionários. E a Caixa Econômica também se prepara para lançar um plano de corte de gastos.

De acordo com a CUT-PE, o Programa de Demissão Voluntária que será lançado pela Caixa resultará no corte de cerca de 10 mil empregados, além do fechamento de 100 agências.

A Caixa administra programas como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família e é responsável pela gestão dos recursos do FGTS.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários, Suzineide Rodrigues, a sociedade precisa estar mobilizada em defesa das empresas públicas.

“Bancos públicos têm função social e pertencem ao povo brasileiro”, disse ela, que estará à frente do movimento desta quinta-feira.

Nenhum comentário: