domingo, 1 de janeiro de 2017

Eduardo Marques é eleito presidente da Câmara do Recife

Foto: André Nery/JC Imagem

    

O vereador reeleito Eduardo Marques (PSB) foi escolhido neste domingo (1º) para a presidência da Câmara do Recife. A votação continua, mas, com mais de 20 votos, o socialista já pode ser considerado vencedor. Agora da base do prefeito Geraldo Julio (PSB), ele era filiado ao PTB.

Marília Arraes (PT) era a única adversária de Marques, depois que Carlos Gueiros (PSB) desistiu da candidatura para apoiar o correligionário. Até as 17h10, o socialista tinha 24 votos e a petista, dois.

Carlos Gueiros foi eleito primeiro-vice-presidente e Marco Aurélio (PRTB), primeiro-secretário.

O segundo-vice-presidente será Fred Ferreira (PSC) e o terceiro-vice-presidente, Chico Kiko (PP). Marcos di Bria (PSDC) assumirá a segunda secretaria e Jairo Britto (PT) a terceira

Os suplentes são Aderaldo Pinto (PSB) e Romerinho Jatobá (PROS).

Confusão

A eleição da Mesa Diretora da Casa foi marcada por troca de farpas entre os vereadores. A primeira foi no momento em que Michele Collins (PP), presidindo a sessão, anunciou que cada postulante à presidência da Câmara teria três minutos para defender a sua candidatura. Gueiros não concordou e defendeu que o tempo fosse de dez minutos. Ele a acusou de não respeitar a democracia e ela disse que ele não estava respeitando o bom senso. 

Michele Collins não cedeu e o marido dela, o deputado estadual Cleiton Collins (PP), foi ao plenário orientá-la. Mesmo com a parlamentar mantendo os três minutos, o socialista falou por dez. Marília Arraes, então, falou por mais dez minutos.

Nenhum comentário: