quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Índice pode evitar que crise do Rio se repita em Pernambuco

Cristiano lembra que Rio, hoje falido, até bem pouco era vendido como um estado rico

Por: Carol Brito, da Folha de Pernambuco 

Cristiano lembra que Rio, hoje falido, até bem pouco era vendido como um estado ricoFoto: Bruno Campos

 

No passado, um dos estados mais ricos do País, o Rio de Janeiro foi vendido nos últimos anos como exemplo de desenvolvimento, na euforia de ser a sede das Olimpíadas e do pré-sal. O céu de brigadeiro desabou em meio à crise econômica que mostrou que a realidade financeira do município estava muito além do que era apresentado pelo governo estadual.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, acredita que a criação do Índice de Convergência e Consistência Contabil será estratégica para evitar que situações como a do Rio se repitam em Pernambuco.

"Esse índice é importante para medir a segurança das informações contábeis dos municípios. A prefeitura pode ter uma boa transparência, mas suas informações contábeis podem não refletir o seu verdadeiro estado. É preciso saber a dívida real, o passivo da previdência e visualizar a situação do município a longo prazo. Isso é importante para não se repetir o que aconteceu no Rio ", avaliou.

O procurador avalia que é preciso que as prefeituras façam um planejamento contábil com consistência e visando os próximos anos. A saúde contábil dos municípios não pode ser medida apenas com uma avaliação simples. "É preciso ter um diagnóstico real dos municípios. A prefeitura pode ter uma boa transparência e suas informações contábeis não refletir a situação real das suas contas", alertou.

Nenhum comentário: