segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Lupércio, Anderson, Raquel e Miguel são as novas caras da política de Pernambuco

Foram empossados no final da tarde deste domingo (1º) os novos prefeitos de Olinda, Professor Lupércio (SD), de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e de Petrolina, Miguel Coelho (PSB).

Todos integram a nova geração de políticos pernambucanos e terão futuro político no Estado dependendo do desempenho que tiverem.

Lupércio, que era deputado estadual, foi a grande zebra da eleição de Olinda. Ele desbancou a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) no primeiro turno e o advogado Antonio Campos (PSB) no segundo. Ele manteve as mesmas 14 secretarias herdadas do seu antecessor Renildo Calheiros (PCdoB) e garantiu que nenhum membro do PCdoB fará parte do seu governo. Seu vice é o advogado Márcio Botelho.

Em Jaboatão, o prefeito Anderson Ferreira (PR) foi empossado pela Câmara ao lado do seu vice Ricardo Valois (PR). Ele é filho do ex-deputado Manoel Ferreira, um dos líderes em Pernambuco na Igreja Assembleia de Deus.

Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) foi empossada na Câmara Municipal e de lá seguiu para a prefeitura a fim de receber o cargo das mãos do seu antecessor, José Queiroz (PDT), que lhe apoiou no segundo turno. O vice é o também tucano Rodrigo Pinheiro (PSDB).

No primeiro turno, o candidato do prefeito foi o vice, Jorge Gomes (PSB), que obteve apenas 18 mil votos, ficando na quarta colocação. Perdeu para Tony Gel (PMDB), Raquel Lyra (PSDB) e Erick Lessa (PR).

Em Petrolina, também foram empossados no final da tarde deste domingo o prefeito Miguel Coelho (PSB) e sua vice Luska Portela (DEM).

Miguel, filho do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), reconquistou a prefeitura que já fora administrada por seu pai em três ocasiões. Em 2012 o candidato do PSB foi seu irmão, Fernando Filho, hoje ministro de Minas e Energia, que foi derrotado por Júlio Lossio (PMDB).

Nenhum comentário: