segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Turista é atacado por atum em Noronha

Incidente considerado raro foi registrado no último final de semana

Turista chegou a pensar que fosse um ataque de tubarão. Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo/Reprodução
Um turista levou um grande susto neste final de semana em Fernando de Noronha. Enquanto brincava com o filho na Praia da Conceição, Sandro Duarte, de Belo Horizonete, sentiu uma pancada nas costas. O ferimento sangrou e, rapidamente, os banhistas se assustaram acreditando se tratar de mais um incidente com tubarão. No entanto, o ferimento foi muito mais inusitado. Um atum mordeu o mineiro.

"Eu estava pegando onda no mar e senti uma pancada forte nas costas como um chute, um murro, pensei que fosse meu filho brincando comigo. Eu não senti dor de mordida, viram que eu estava sangrando, o pessoal acha que eu posso ter levado uma trombada de um tubarão. Eu não sei qual animal me atingiu", disse o turista. Encaminhado para o Hospital São Lucas, o mineiro fez um curativo no ferimento e passa bem.  

Comparativo do ferimento com a mordida do atum. Foto: Léo Veras/Reprodução

De acordo com o pesquisador de tubarões Léo Veras, acionado para avaliar a origem do ataque, após três dias de análise se pode confirmar que o autor do machucado foi um atum. "O ferimento não é compatível com a mandíbula de um tubarão. A marca se encaixa perfeitamente com a arcada de um atum. Este é um registro raríssimo, mas a evidência da marca é como uma impressão digital, denuncia o autor. Os relatos são que existiam muitas sardinhas, é provável que o atum estivesse se alimentando quando trombou com o banhista. Esta é a vida selvagem que fervilha em Noronha”, concluiu o especialista

Nenhum comentário: