segunda-feira, 6 de março de 2017

Simulador de direção será lançado no Recife pelo Sest/Senat



O Sest Senat vai lançar nesta segunda-feira (6), no Recife, o projeto de “simulador de direção veicular” destinado a capacitação de motoristas profissionais.


O equipamento possui simulador de direção de 13 diferentes tipos de veículos, entre eles caminhão de carga, carreta, micro-ônibus e BRTs. O lançamento acontecerá às 17h30 na unidade do Recife.

O “simulador” está equipado com banco, pedais e painel interligados, onde o condutor pode “dirigir” por cenários projetados à sua frente através de softwares.

Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de 2014 chegou a tornar obrigatório o uso do “simulador” nas auto-escolas de todo o país, a partir de janeiro de 2015, o que levou o então líder da bancada do DEM na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), hoje ministro da Educação, a entrar com ação popular contra essa obrigatoriedade.

Segundo o deputado, o “simulador” aumentaria em até 20% o valor gasto para uma pessoa tirar a carteira de motorista, além de estimular o oligopólio.

“Mais uma norma absurda, que tem como único propósito beneficiar quatro empresas credenciadas para oferecer simuladores ao custo de R$ 40 mil por centro de formação de condutores”, disse à época o parlamentar.
Com o uso do “simulador”, a visão que o motorista tem da “estrada” é virtual, sendo os cenários criados a partir de mídias digitais (árvores, placas, topografia, etc.)

Atualmente, além de ser utilizado para o treinamento de motoristas profissionais, o “simulador” também é usado para estudos e pesquisas sobre o comportamento humano.

O equipamento é capaz de simular os principais tipos de situações vividas nas estradas, tais como obstáculos, neblina, chuva forte, avarias nos veículos, curvas e manobras arriscadas, subidas e descidas íngremes, estradas com e sem asfalto, etc.

Ainda neste mês de março, duas unidades do Sest Senat serão contempladas com o simulador: Maceió (14/03) e Petrolina (16/03).

Já as unidades de Alagoas (Teotônio Vilela) e Pernambuco (Cabo, Caruaru e Serra Talhada) contarão com o equipamento até o final deste ano.

As unidades de Serra Talhada (PE) e Teotônio Vilela (AL) estão em fase construção, com entrega prevista para o segundo semestre

Nenhum comentário: