segunda-feira, 17 de abril de 2017

Em Caruaru, medicamento que auxilia transplantados segue em falta na Farmácia de Pernambuco



Secretaria de Saúde do Estado disse que vai fazer a distribuição do remédio 'nos próximos dias'.

Por G1 Caruaru



Farmácia de Pernambuco em Caruaru não recebeu o medicamento Micofenolato de Sódio (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

O medicamento Micofenolato de Sódio, de 360mg, segue em falta na Farmácia de Pernambuco. O professor André Filipe, de 35 anos, relatou ao G1 no dia 11 de abril que o remédio estava em falta. Ele é transplantado renal há quatro anos e retira a medicação uma vez por mês.


Na data, a direção da farmácia informou por meio de nota que estava prevista para o dia 13 de abril a entrega de um novo lote do medicamento, que é fornecido pelo Ministério da Saúde. André Filipe procurou a farmácia nesta segunda-feira (17) e mais uma vez foi informado que o remédio está em falta.


De acordo com o professor, o produto só pode ser encontrado em farmácias especializadas e serve para fazer com que órgão do transplantado funcione e que não seja preciso passar pelo processo de hemodiálise.


"Na semana passada prometeram uma data para a chegada e não tinha. Retornei nesta segunda e disseram que não sabiam de nada. Ficou por isso. Procurei o Ministério Público, que entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, que informou que ia organizar a entregar. Não tenho nem palavras para descrever isso, os transplantados precisam do medicamento todos os dias", disse André.


Por meio de nota, a direção da farmácia se pronunciou dizendo que "a Farmácia do Estado esclarece que recebeu, na última quinta-feira (13.04), do Ministério da Saúde (MS), um novo lote do medicamento Micofenolato de Sódio. Assim, a distribuição para as unidades da Região Metropolitana e do Interior deve ser iniciada já nos próximos dias, de forma a não prejudicar os usuários Sistema Único de Saúde (SUS)"


Nenhum comentário: