quinta-feira, 6 de abril de 2017

Humberto Costa denuncia fechamento de farmácias populares



Líder da Oposição no Senado afirma que o Governo deverá fechar cerca de 400 farmácias
Humberto Costa (PT), líder da Oposição no SenadoFoto: Alessandro Dantas/Agência Senado

O líder de Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), denunciou que o Governo Michel Temer está para fechar cerca de 400 farmácias da União, que fazem parte do programa Farmácia Popular.
Ao discursar no plenário da Casa, o senador lamentou “profundamente” a decisão do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), de reduzir a quantidade de farmácias, o que pode prejudicar diretamente “os mais vulneráveis, principalmente os idosos”.
Segundo ele, o desmonte promovido pelo governo já resultou no encerramento das atividades de mais de 6,3 mil pontos de farmácia popular, incluindo aí os convênios com os estabelecimentos privados, em todo o território nacional. Os dados, disponíveis no próprio Ministério da Saúde, mostram que havia mais drogarias da rede no ano passado do que em 2017.
“Um programa que chegou a atender quase 10 milhões de pessoas por mês está sendo completamente destruído por um governo que dá as costas à população mais pobre e a entrega aos próprios infortúnios”, afirmou.
O Farmácia Popular foi criado em 2004 por Humberto, então ministro da Saúde do primeiro Governo Lula, para possibilitar o acesso da população mais carente a medicamentos essenciais com baixo custo. Desde então, a política foi expandida ano a ano, em benefício de milhões de brasileiros.
Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o programa oferece mais 11 itens, gratuitos ou com preços até 90% mais baratos, utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, bem como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária

Nenhum comentário: