quinta-feira, 11 de maio de 2017

PF deflagra Operação em Brejinho e Itapetim


POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA “OPERAÇÃO COURAÇA” VISANDO COMBATER FRAUDE A LICITAÇÃO E DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS NOS MUNICÍPIOS DE ITAPETIM/PE E BREJINHO/PE

A Polícia Federal em Pernambuco deflagra nesta quinta-feira, dia 11/05/2017 a “Operação Couraça” em conjunto com a Controladoria Geral da União-CGU visando combater fraude a licitação e desvio de recursos públicos nos municípios de Itapetim/PE e Brejinho/PE.

Na ação de hoje 80 (oitenta) policiais federais e 04(quatro) servidores da CGU estão dando cumprimento a 20 (vinte) mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5.ª Região nas cidades de Itapetim/PE, Brejinho/PE, Recife/PE e São Jose do Egito/PE em locais como escritórios, residência e prefeituras.

O inquérito policial foi instaurado em 2016 com base em notícia-crime formulada por vereador de Itapetim/PE e confirmada através de diligências de policiais federais que concluíram que a fraude também alcançava o município vizinho.

Os municípios possuem baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (99ª e 128ª posição no Estado) e os fatos apurados – favorecimento a determinadas empresas “fantasmas” compostas de “sócios-laranjas” – podem estar contribuindo para tal fato já que de forma reiterada vêm se sagrando vencedoras em licitações para execução de obras públicas com verbas federais, especialmente da saúde e da educação.

A fraude ao caráter competitivo dos procedimentos licitatórios é crime previsto no artigo 90 da Lei 8666/93 e já está amplamente configurado. As medidas de hoje buscam elucidar a ocorrência de outros delitos, a saber, corrupção e lavagem de dinheiro, tudo orquestrado por associação criminosa, que vem atuando desde 2013 e já movimentou mais de 40 milhões de reais.

O nome da Operação tem referência à couraça em alusão a se fazer justiça para se chegar a verdade conforme está escrito na Bíblia “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça” – Efésios 6:14)

Agreste Violento

Nenhum comentário: