terça-feira, 16 de maio de 2017

PF investiga corrupção do Ministério da Agricultura em Pernambuco e mais quatro estados

Operação foi motivada por denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios teriam sido favorecidas em processos administrativos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira uma operação para investigar crimes de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) e empresas fiscalizadas. Cerca de 120 policiais federais cumprem 62 mandados judiciais, sendo 10 prisões temporárias, 16 mandados de condução coercitiva e 36 mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco, Tocantins, Pará, Maranhão e São Paulo, além do bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens móveis e imóveis nos valores de R$ 2,2 milhões.

A investigação começou após denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizadas teriam sido favorecidas em processos administrativos, por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas. A PF apurou, por meio de quebras de sigilos fiscal e bancário, que a então chefe de Fiscalização do MAPA recebia de empresas fiscalizados valores mensais para custear despesas familiares. Apenas na conta pessoal dela foi identificada a diferença de mais de 200% do declarado no imposto de renda.

Também foi detectado que o esquema criminoso movimentou cerca de R$ 3 milhões, entre os anos de 2010 a 2016. As pessoas investigadas, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão.

A operação foi batizada de Lucas, em referência à passagem bíblica do livro de Lucas que diz: “Não peçais mais do que o que vos está ordenado” e “A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo”.


Nenhum comentário: