domingo, 20 de agosto de 2017

Marília Arraes, cresce e assusta as raposas pernambucanas



Noelia Brito
A insistência com que as velhas raposas da política pernambucana têm tentado descredenciar a viabilidade da candidatura da vereadora e líder da oposição na Câmara dos Vereadores do Recife, Marília Arraes (PT), só comprova o quanto essa candidatura assusta essas mesmas velhas e ultrapassadas raposas, em sua grande maioria atoladas em inquéritos, delações e processos por fraudes em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro ou mesmo por sucessivas derrotas eleitorais, o que não é o caso de Marília, uma das vereadoras mais bem votadas do Partido dos Trabalhadores em todo o País. Ficha limpa, combativa, feminista,  uma jovem mulher que esbanja esperança e liberdade por onde passa, com seu largo e encantador sorriso.
Apesar de seu Partido, o PT, já ter decidido por Resolução do Diretório Estadual, que terá candidatura própria para o governo de Pernambuco, em 2018, posição que só encontra resistência em uma ou outra figura, que movidas por interesses pessoais, gostariam de ver o PT coligado ora com o PTB de Armando Monteiro, ora com o PSB de Paulo Câmara,  aqui e ali vemos plantados na mídia e na blogosfera, boatos dando conta de coligações fantásticas e inimagináveis, tanto para a militância petista, quanto para figuras de alta envergadura dentro do petismo local, não porque tais coligações sejam importantes para a candidatura de Lula, como querem fazer crer, mas simplesmente porque quem anda plantando os factoides sobre o aborto da candidatura petista teme verdadeiramente a candidatura da vereadora Marília Arraes que, segundo pesquisas internas a que o Blog teve acesso, já teria ultrapassado a casa dos 12% das intenções de voto e isso sem sequer e jamais ter disputado uma eleição majoritária e sem sequer ter de seu Partido, pelo menos, ainda, o apoio que sua candidatura merece.
A verdade é que Marília é um fenômeno que assusta alguns petistas que ainda não se conscientizaram de que seus projetos pessoais não são maiores do que o PT e, principalmente, não são maiores do que Pernambuco. Mas Marília é um fenômeno que assusta muito mais as velhas raposas que estão aboletadas no Palácio do Campo das Princesas, por agregar em torno de si as forças independentes, principalmente do interior do Estado, que não toleram mais ver Pernambuco entregue ao descaso, à bandidagem, à bandalheira, às perseguições desenfreadas, às caras carrancudas dos meritocrápulas, com os quais a jovem Marília teve a coragem de romper, num momento em que praticamente ninguém em Pernambuco, muito menos no meio político, tinha sequer a coragem de discordar.
Quando Marília rompeu com Eduardo Campos e com o PSB, alardearam que agia movida por um projeto pessoal de ser deputada, projeto que naquele momento se contrapunha ao projeto pessoal do primo de ser presidente. Ainda que fosse, a nosso sentir, uma mulher querer ter independência e alçar vôos mais altos, é virtude e não motivo para ser alvo de massacres e  pichações infames, em muros e achincalhamento machistas.
Agora que Marília, uma campeã de votos, pretende abrir mão de uma eleição certa, tanto para a Assembleia Legislativa, quanto para a Câmara dos Deputados, vêm os mesmos detratores invejosos e machistas de sempre acusá-la, mais uma vez, de agir movida por interesses personalísticos, ao pretender uma candidatura ao governo de Pernambuco, pelo PT, num momento em que quem mais precisa dessa candidatura é o próprio PT e não Marília.
É impressionante como as velhas e felpudas raposas da política subestimam a inteligência do povo com seus discursos contraditórios. Quando convém, dizem que Marília quis ser deputada por personalismo, quando abre mão desse projeto em prol de um projeto coletivo que agrega a esquerda de Pernambuco em prol de uma candidatura ao governo, o mesmo argumento é retomado por pessoas que só estão de olho em seu cargo de vereadora porque estão na sua suplência lá na Câmara dos Vereadores. Afinal, quem é o personalista? Marília ou quem quer rifar uma candidatura altamente viável ao governo de Pernambuco porque uma eleição para deputada estadual é garantia para que assuma sua suplência?

A candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco não é apenas dela, assim como não é apenas do PT, ela é de todos nós que queremos ver Pernambuco renascer apesar de vocês! E nós vamos morrer de rir e esse dia há de vir antes do que vocês pensam, apesar de vocês! (Com a licença poética de nosso amado Chico Buarque! Salve! Salve! E que venha Marília, por que não?)

Nenhum comentário: