segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Fortes chuvas geram pontos de inundação em Barreiros




 
A recomendação é evitar áreas de risco, como margens de rios e próximas a barreiras que possa deslizar. Foto: Cortesia/Whatsapp


POR DIÁRIO

Moradores da cidade de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, testemunharam neste domingo (18) alguns pontos de enchente pela cidade. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), a chuva da noite/madrugada de sábado para o domingo elevou o nível do Rio Una, que coincidiu com a maré alta em Barreiros, gerando inundações. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma ponte com a água transbordando. A Codecipe tem equipe no local e informou que a situação está controlada e não há desabrigados ou desalojados.


Às 6h30 deste domingo (18), relatório da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta indicando o nível do Rio Una acima da cota de inundação, sinalizando para os riscos de enchente, justamente devido às fortes chuvas das 24 horas anteriores. No comunicado, antecipava a possibilidade de atingir áreas ribeirinhas de cidades como Palmares e Água Preta.

"Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais ou córregos", destaca o informe. O índice pluviométrico da APAC marcou 95 mm de chuvas em Barreiros.

A recomendação à população é ter atenção. A Codecipe orienta evitar áreas de risco, próximas de margens de rios e de zonas de barreiras, por exemplo. As equipes permanecerão no local até que a situação se normalize. Também foi destacada um equipe do grupo de salvamento do Corpo de Bombeiros, para qualquer eventualidade

Nenhum comentário: