quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Quarta-feira vai ser de muita chuva em Pernambuco

Chuvas devem continuar nesta quarta. Aquecimento do mar causa mau tempoPelo menos duas mortes já foram relacionadas ao clima nos últimos dias

As chuvas dos últimos dias vêm deixando um rastro de transtornos e destruição em diferentes regiões pernambucanas. Duas mortes já foram relacionadas às consequências do mau tempo, que vem sendo causado por um aquecimento no oceano. A previsão é de mais chuva no estado inteiro hoje. 


Na cidade de Toritama, no Agreste, uma criança de 10 anos morreu depois de cair em um bueiro na tarde da segunda-feira. Testemunhas contaram que chovia no município, quando o menino, que brincava com outras crianças no bairro Fazenda Velha, caiu e foi arrastado pela água. A criança foi socorrida por moradores, que tentaram reanimá-la, mas morreu antes de chegar ao Hospital Nossa Senhora de Fátima.


Um acidente deixou uma pessoa morta e outra ferida, no quilômetro 94 da BR-232, em Sairé, no Agreste. Por volta das 14h15 de ontem, o carro saiu da pista, que estava molhada, e bateu em uma parada de ônibus. Três pessoas estavam no veículo. A passageira ao lado do motorista não resistiu. 


Também ontem, o mau tempo impediu o fu
ncionamento da sede da Câmara dos Vereadores de Nazaré da Mata. A rede elétrica e alguns equipamentos foram danificados e ainda não há previsão para a reabertura do prédio. A agência do Banco do Brasil localizada no centro da cidade também foi inundada. Em Bezerros, no Agreste, o Rio Ipojuca transbordou, causando a interdição da BR-232 nos dois sentidos, e a destruição de moradias.


Na Região Metropolitana do Recife, ruas ficaram alagadas e alguns municípios aumentaram o alerta para possíveis casos de deslizamento de barreiras. No Cabo de Santo Agostinho, cerca de 1,5 mil m2 de lona plástica foram instalados em encostas. Algumas lonas também foram entregues à população para serem usadas em situação de emergência. No Recife, uma árvore caiu sobre um ônibus. O acidente aconteceu por volta das 6h40, na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, Zona Norte da cidade. O coletivo da linha Macaxeira/Parnamirim estava lotado, mas ninguém ficou ferido.



A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso hidrometeorológico válido até hoje. O alerta indica a probabilidade de chuvas com intensidade moderada, tendo como áreas mais atingidas a Região Metropolitana do Recife, o Agreste Meridional e a Mata Sul do estado. Por causa do solo saturado pelas chuvas fortes que atingiram a Mata Sul e parte do Grande Recife nos últimos dias, a população do estado deve ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil.



A previsão para hoje na Região Metropolitana, Zona da Mata e Fernando de Noronha é de tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, de intensidade fraca a moderada. Para o Agreste e Sertão, onde as chuvas vêm sendo comemoradas porque têm enchido reservatórios e irrigado plantações, o prognóstico da Apac é de tempo parcialmente nublado a nublado, com precipitação rápida e isolada nos períodos da tarde e noite, de intensidade fraca a moderada.



A meteorologista Aparecida Fernandes explicou que o aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul, fenômeno que faz aumentar a umidade e a formação de nuvens, é o motivo das sucessivas precipitações acima da média neste mês em Pernambuco. “Essas chuvas são mais comuns em março, mas estão acontecendo mais cedo. Costumam ocorrer pela manhã no Litoral e na Zona da Mata. Depois, essas nuvens vão se deslocando, causando precipitações no Agreste e Sertão no período da tarde e à noite”, afirmou.



Nenhum comentário: