segunda-feira, 18 de junho de 2018

Índios protestam na ALEPE

Índios protestam por reintegração de posse no Recife



Do G1/PE


Índios Pankararus protestaram, hoje, no anexo da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, reivindicando a reintegração de posse de uma área de 8,1 mil hectares que fica entre os municípios de Tacaratú, Petrolândia e Jatobá, no Sertão do estado. O processo de reintegração de posse está na Justiça Federal desde 1993 e, atualmente, a área está ocupada por posseiros.


Amanhã, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) julga o último recurso para decidir se os posseiros devem, mesmo, deixar as terras. Os Pankararu vivem na região desde 1700 e tiveram a área demarcada como terra indígena pelo governo em 1940 e em 1987.


O protesto teve apoio de movimentos sociais, que pediram respeito aos povos indígenas e interferência dos deputados para resolver a questão. Durante o ato, os manifestantes entoaram cantos da tradição indígena e dançaram, em frente à assembleia, pedindo o apoio dos deputados.


Líder do movimento, Sarapó Pankararu explicou que o protesto de hoje foi para pedir que os deputados e o governo do estado defendam o direito dos 8 mil índios que vivem na terra, e apoiem a reintegração de posse.


"Estamos na Assembleia Legislativa porque essa é a casa do povo. Resolvemos mostrar o sofrimento que nosso povo vem sofrendo. Temos vários deputados que aparecem em nossas comunidades de quatro em quatro anos, mas não nos escutam quando falamos de nossas necessidades. Sabemos que já ganhamos a decisão sobre a terra, que cabe à Justiça, mas precisamos da decisão de retirar os posseiros", explicou Sarapó


Postar um comentário