sábado, 28 de julho de 2018

Apesar de mandato de segurança, peça polêmica foi apresentada no FIG

HOUVE TUMULTO E CONFUSÃO:Pastores entram com Mandado de Segurança e Justiça proíbe exibição de peça com Jesus Trans em Garanhuns, mas espetáculo ocorreu mesmo assim; ENTENDA O CASO



Tumulto e confusão marcaram a apresentação da Peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceú, na noite desta sexta-feira, 27 de julho em Garanhuns. 

O Desembargador do TJPE, Silvio Neves Baptista Filho, da Segunda Turma da Primeira Câmara Regional de Caruaru, havia concedido, no último dia 24 de julho, um parecer favorável ao recurso impetrado pelo promotor Domingos Sávio Pereira Agra, da 2ª  promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns (RELEIA O PEDIDO DE RECURSO AQUI) e determinou a reinclusão da peça da programação do FIG. (CONFIRA A DECISÃO DO DESEMBARGADOR SILVIO NEVES CLICANDO AQUI)

Notificada, a Fundarpe divulgou um comunicado acatando a decisão da Justiça e informando horário e local para a exibição da peça que havia voltado à grade oficial do maior evento cultural do Nordeste.  Para facilitar a logística, e após várias conversas entre a FUNDARPE e a direção da peça, ficou decidido a encenação do Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceú, pelo FIG ocorreria hoje, 27 de julho, no Lume Recepções,mesmo local onde mais cedo houvera a apresentação (sem problemas) da mesma peça, de maneira autônoma, para o público que comprou os ingressos pela internet. 

 A Fundarpe, em seu comunicado anunciou que o espetáculo seria realizado às 21 horas e 200 ingressos seriam distribuído para os interessados, mas quando as pessoas que foram ao Lume recepções se preparavam para entrar no local e assistir a segunda apresentação (A oficial do FIG), um oficial de Justiça, acompanhado pela PM, chegou com uma nova decisão judicial proibindo a apresentação da peça. Ele trazia em mãos um Mandado de Segurança impetrado diretamente ao TJ pela Ordem de Pastores de Garanhuns (OPEGAR) e concedido pelo desembargador  Roberto da Silva Maia, da Sexta Câmara Cível do TJ PE. 



A chegada da nova liminar causou perplexidade e surpresa, tanto ao público quanto à direção da peça. A esta última, coube o  papel de informar sobre a repentina e e não menos surpreendente liminar judicial determinava a imediata retirada do Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceú da grade de programação do 28º FIG.  Após isso criou-se um tumulto. O público que foi até o local para ver a apresentação tentou forçar a entrada no Lume recepções. Gritos de Viva a Liberdade e de Não a censura fizeram parte do protesto. 

Com a determinação judicial de retirar a peça da grade do Festival de Inverno de Garanhuns, criou-se uma situação inusitada  e tensa  no local. O Mandado de Segurança falava em retirada da grade do FIG, mas em uma decisão surpreendente, a atriz Renata Carvalho, que faz o papel de Jesus Trans, decidiu que ia haver a apresentação agendada, não pelo FIG, mas de maneira particular. Isso foi possível porque o Lume Recepções havia sido alugado pela direção do espetáculo e nada impediria que houvesse a peça de maneira espontânea, sem ligação alguma com a marca Festival de Inverno.  O problema foi que, apesar de o clube ter sido alugado de maneira particular por Renata e seu staff, as cadeiras e o som da segunda sessão haviam sido colocados pela Fundarpe que, para cumprir a nova decisão judicial de cancelamento, começou a retirar as cadeiras  e o som do pequeno local que serviu de palco. Após momentos de muita confusão, tensão e tumulto, a segunda sessão do Evangelho Segundo Jesus Rainha do Céu acabou ocorrendo, sem as cadeiras da Fundarpe, com o som e iluminação precários e em meio a uma  garoa.



 Um forte efetivo policial, com cerca de 15 viaturas e 40 policiais compareceu ao local para garantir a segurança de todos. Apesar do registro de bastante tumulto e confusão, não houve a ocorrência de agressão física de nenhuma das partes. O V&C, que estava no local para cobrir o evento, não verificou protesto de cristãos no Lume Recepções.




Reportagem /Créditos V&C Garanhuns

Nenhum comentário: