sábado, 1 de setembro de 2018

Com gritos de Haddad presidente, petista faz caminhada na terra de Lula

Foto: Divulgação

Amanda Miranda

Mesmo evitando se dizer candidato a presidente após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar o registro de Lula (PT), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) fez caminhada em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, neste sábado (1º), sob gritos de “Haddad presidente”. Ainda na vice, mas provável substituto de Lula, ele parou no caminho para fazer selfies com militantes.

Lula nasceu em Caetés, que era distrito de Garanhuns na época.

Haddad está com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que tenta reeleição, com a candidata a vice, deputada federal Luciana Santos (PCdoB), e com o senador Humberto Costa (PT), que também tenta renovar o mandato na Casa Alta. O único da chapa majoritária que não foi a Garanhuns foi o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), opositor histórico do PT.

Foto: Andréa Rego Barros/Divulgação

Em Garanhuns, militantes petistas se reuniram para conhecer Haddad. A técnica de enfermagem Maria do Carmo Ferro, 40 anos, foi da cidade de Iati, também no Agreste, em um dos quatro ônibus que saíram do município. Para ela, se Lula for candidato, “o povo vai respirar mais uma vez”. Se não for, disse que vai analisar o perfil de Haddad para decidir se vota nele ou não.

O motorista José Carlos da Silva, 42 anos, foi de carro de Brejão, também no Agreste, com a esposa só para o ato político. Apesar de ter viajado para a caminhada, afirmou que é simpatizante do PT, mas só votaria com certeza se o fosse Lula; “mesmo preso”, enfatizou. Sobre Haddad, disse ter sido o “pior prefeito de São Paulo”. Sem Lula, pensa em votar em Ciro Gomes, presidenciável do PDT.

O ator Álvaro Melo, 56 anos, esperava que a caminhada fosse maior, mas reconheceu que os eleitores estão desacreditados com a política. Para ele, Haddad fez uma gestão “excelente” em São Paulo. Se Lula não for o candidato, deve votar nele.

Fim de semana sem definição sobre Lula

‘Plano b’ do PT, que deve substituir Lula nas urnas, Haddad afirmou que a equipe de defesa do ex-presidente – que o inclui como advogado – vai analisar as possibilidades de recurso durante o fim de semana e levá-las a Lula na próxima segunda-feira (3). O TSE deu dez dias para que o PT substitua o candidato.

Por seis votos a um, Lula foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.

Haddad com Paulo Câmara e Luciana Santos, na chegada a Garanhuns (Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior)

Haddad desembarcou no aeroporto de Garanhuns no fim da manhã e foi a Caetés para gravar imagens para o guia eleitoral. Lá, a militância esteve no entorno das casas escolhidas para a propaganda. 

*Com informações dos repórteres Ana Maria Miranda, do NE10 Interior, e Paulo Veras, do Jornal do Commercio

Nenhum comentário: