segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Boechat e seu Renault Twingo: caso de amor pelos subcompactos



Por iG São Paulo 

Premiado jornalista considerava despropósito ter um carro grande e beberrão. Vítima de acidente de helicóptero, ele deixará saudades


Foto: Reprodução/Instagram

Por muitos anos, Ricardo Boechat conciliou sua rotina corrida entre jornais com um Renault Twingo


A perda de Ricardo Boechat é um dano irreparável para a imprensa brasileira e seus milhares de admiradores. Ficamos órfãos de um dos jornalistas mais carismáticos e irreverentes do Brasil, e que também tinha gosto um tanto quanto peculiar para carros. Boechat constantemente falava de seu antigo Renault Twingo nas transmissões da BandNews FM, sendo este um de seus pontos mais cômicos. Tem até foto em que ele  posa ao lado de um segurança da Band durante um enquadro, por estacionar o compacto da marca francesa na vaga da chefia.

Perguntado por Amaury Jr. sobre o curioso compacto da Renault em uma entrevista disponível no YouTube, Boechat afirmou ter um “fetiche” por seu Twingo . “Não tenho outro carro, venho para o trabalho com ele. É azul, e não chama muita atenção. Acho despropósito ter um carro enorme e que gaste muito”.

O Twingo de Boechat virou arte 

Foto: Divulgação

Alê Jordão aproveitou equipamentos do Twingo de Ricardo Boechat na exposição Spectrum, de 2015

Em meados de 2015, Boechat doou seu Twingo para o artista plástico Alê Jordão reaproveitar suas partes na exposição Spectrum que foi exibida na Casa Eletcrolux (SP). O conceito, basicamente, vinha da utilização de metal e vidro obtido do desmanche do carro do jornalista para criar um ambiente de interação e novos significados, com amplo aproveitamento da luz para os efeitos. Na ocasião, o artista também abordou questões sobre sustentabilidade e reutilização de materiais descartados.

O âncora ficaria feliz de saber que o Twingo continua sendo vendido na Europa, mantendo diversas características do antigo modelo brasileiro: carisma, versatilidade e economia de combustível.

Foto: Divulgação

Boechat dirigia um Twingo antigo. Na Europa, o modelo seguiu sua vida na categoria dos subcompactos premium

Seu design não nega suas fortes influências noFiat 500, que faz muito sucesso na Europa, e preserva o mesmo critério do carismático modelo clássico. O Twingo europeu está longe de ser um carro simples: kit conforto, multimídia e opções legais para o acabamento interno tiram qualquer aspecto de "pé-de-boi". 

Parte do motor, como compartimento para bateria, radiador e líquido de arrefecimento, estão no capô. Todo o resto está localizado abaixo do porta-malas, com fácil acesso. O motor traseiro proporciona um ângulo de esterçamento muito melhor para as rodas dianteiras, tornando o Twingo um carro confortável de manobrar e que transmite segurança nas curvas. De fato, mesmo com suas opiniões ácidas, Boechataprovaria o modelo europeu.

Nenhum comentário: