quinta-feira, 18 de abril de 2019

Morre catador que foi ajudar família vítima de 80 tiros do Exército



Morre catador atingido por tiros em ação do Exército em Guadalupe, no Rio

Luciano Macedo estava internado desde o dia 7 de abril. Ele tentou ajudar Evaldo Santos, que teve o carro atingido por mais de 80 tiros disparados pelo Exército. Justiça ordenou transferência, mas secretaria de saúde afirma que estado era muito grave

Por Henrique Coelho e Elza Gimenez, G1 Rio e TV Globo

Luciano Macedo levou um tiro ao ajudar a família que teve o carro atingido por mais de 80 disparos — Foto: Reprodução Redes Sociais

O catador de materiais recicláveis, Luciano Macedo, baleado após o Exército atirar 80 vezes contra um carro em Guadalupe, na Zona Norte do Rio, no último dia 7, morreu nesta quinta-feira (18) no Rio. Ele foi atingido após prestar socorro à família do motorista do veículo, o músico Evaldo Santos Rosa, que morreu no local.

A informação foi confirmada por familiares de Luciano, que receberam a notícia da morte às 6h, e repassada aos advogados que cuidam do caso.

O catador foi baleado em Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro, ao prestar socorro à família do músico Evaldo Santos Rosa, que morreu ao ter o carro alvejado com oitenta tiros por militares do Exército.

O catador estava internado no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na mesma região. Na quarta-feira (17), a Justiça ordenou que Luciano fosse transferido para o Hospital Moacyr Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, informou que a transferência não seria possível devido ao estado gravíssimo de saúde de Luciano.

Tentou ajudar familiares

Na ocasião em que Luciano foi baleado, o automóvel da família atingida recebeu mais de 80 disparos, segundo perícia da Polícia Civil. As cinco pessoas que estavam no carro iam para um chá de bebê: Evaldo, a esposa, o filho de 7 anos, o sogro de Evaldo (padastro da esposa) e outra mulher.

Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos, morreu na hora. O sogro dele, Sérgio Guimarães de Araújo, foi baleado nos glúteos e segue internado no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. A esposa, o filho de 7 anos e a amiga não se feriram.

Dez dos 12 militares do Exército que estavam na patrulha foram presos após prestarem depoimento sobre a ação.Nove seguiram presos após audiência. A investigação do caso ficará a cargo da Justiça Militar.

Carro fuzilado pelo Exército em Guadalupe, Rio — Foto: Fábio Teixeira/AP

Nenhum comentário: