sexta-feira, 24 de maio de 2019

AGORA: Protesto contra Bolsonaro acontece no Recife




FONTE: BLOG DO JAMILDO


Como era de se esperar, um pequeno grupo de militantes apareceu na porta do Instituto Ricardo Brennand, onde se realiza a reunião da Sudene com os governadores do Nordeste e o presidente Bolsonaro, para protestar, com faixas e cartazes.

O batalhão de choque foi acionado para reprimir um pequeno início de confronto entre as claques.


No meio dos protestos, havia jovens com camisas com a inscrição Lula Livre.


Não é o único protesto contra o presidente. Contra a reforma da Previdência, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/PE) promete levar cerca de dois mil trabalhadores rurais à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) na manhã desta sexta-feira (23). O grupo participa de audiência pública, articulada pelo deputado estadual João Paulo Lima (PCdoB-PE).

“Essa reforma da previdência, se ela passar como o governo coloca ela, significa dizer o fim da aposentadoria rural. Os trabalhadores não vão ter condições nenhuma de se aposentar”, disse o coordenador da Fetraf/PE, João Santos.

O “desmonte da educação e a retirada de direito dos trabalhadores” ainda estão na pauta da audiência. A data coincide com a vinda de Jair Bolsonaro (PSL) ao Recife, mas, de acordo com Santos, a mobilização já estava programada há mais de dois meses e não tem relação com a visita presidencial.

Visita presidencial

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já está no Recife para cumprir agenda na manhã desta quinta-feira (24), em sua primeira visita à Região Nordeste após a sua posse.

O pesselista desembarcou do avião presidencial por volta das 9h30, no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), e seguiu direto para o helicóptero que o aguardava para ir para o Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea.

Apoiadores aguardavam a presença do presidente no local assim como protestantes.

Reunião da Sudene

Em sua primeira visita ao Nordeste, Bolsonaro participa da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que se encontra para discutir a proposição do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e de um projeto de lei para instituí-lo. Entre outros pontos, segundo a Sudene, o plano aborda alternativas de financiamento na região, incentivando concessões privadas, incluindo Parcerias Público-Privadas, as PPPs.

O projeto fala também em uso combinado das fontes de recursos e em maior acesso aos fundos regionais por empresas sem disponibilidade de garantia real.

Nenhum comentário: