segunda-feira, 22 de julho de 2019

Barreiros sofre problemas com enchentes há quase uma década


Em maio deste ano, cinco bairros de Barreiros foram mais atingidos e mais de 350 casas afetadas. Árvores e postes caíram.

Por: Redação OP9

Em 2010, as enchentes atingiram 70% da população de Barreiros. Foto: Agência Brasil.

Distante 102 km do Recife, na Zona da Mata Sul, de Pernambuco, o município de Barreiros já tem um histórico de problemas com enchentes. A última, neste fim de semana, desalojou mais famílias (500) do que no mês de maio, quando a precipitação mais forte registrou um volume de 212mm de chuva no dia 28 e prejudicou 100 famílias.

Em maio, cinco bairros foram mais atingidos e mais de 350 casas afetadas. Árvores e postes caíram. Muita gente perdeu tudo que tinha em casa e precisou contar com a solidariedade de parentes.

2018
Em fevereiro do ano passado, as mesmas cenas já haviam se repetido, mas num mês considerado atípico para chuvas tão fortes. No dia 18 de fevereiro, o temporal fez subir o nível do Rio Una, o que obrigou mais de 100 famílias a sair de casa. O registro da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) registrou 95mm de chuva.

2017
O mesmo Rio Una levou pânico à população da cidade em maio de 2017. No dia 28 daquele mês choveu forte e a Defesa Civil da cidade solicitou aos moradores de oito bairros às margens do rio que saíssem de casa. Moradores e comerciantes saíram às pressas em caminhões fornecidos pela Prefeitura levando tudo que podiam. O nível do rio subiu a mais de quatro metros acima do normal.

2010
Na segunda quinzena de junho, fortes chuvas atingiram toda Mata Sul de Pernambuco, atingindo 41 cidades. O saldo foi de 17 mil residências atingidas, cinco hospitais e quase 300 escolas. 20 pessoas morreram e 27 ficaram desabrigadas em toda região. Em Barreiros, cinco pontes foram destruídas. Os transtornos atingiram 70% da população, entre desalojados e desabrigados. Foi decretado estado de calamidade pública. Mutirões de doações foram enviados de vários locais do País, inclusive com a participação do Exército: água potável, alimentos não perecíveis e roupas.

Barragens
Cinco barragens foram previstas pelo Governo após a enchente de 2010. A única concluída é a de Serro Azul, em Palmeiras, concluída em 2017. A barragem de Panelas II, em Cupira, foi paralisada em outubro de 2014. As Barra de Guabiraba e Igarapeba estão paradas desde 2015, assim como a de Gatos.

Nenhum comentário: