quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Hospital atende 17 voluntários que tiveram reações após contato com óleo em São José da Coroa Grande


Segundo Secretaria Municipal de Saúde, notificações começaram na sexta (18), um dia após aparecimento das manchas. Militares foram atendidos pela Marinha.
Por: Marcos André | Fonte: G1


Voluntários retiram óleo em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco  — Foto: Antonio Coelho/TV Globo

Dezessete voluntários que ajudaram a remover óleo de praias de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, foram atendidos no hospital com sintomas provocados por reação ao produto. Entre eles estavam: dor de cabeça, enjoo, vômitos, erupções e pontos vermelhos na pele. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as notificações começaram a ser feitas na sexta-feira (18), um dia depois de as manchas chegarem ao município.

A Secretaria de Saúde informou que não houve internamentos nem foi preciso remover doentes para outras unidades. Além dos voluntários, houve atendimentos a pelo menos quatro militares. A pasta disse também que eles foram atendidos pela Marinha.


O diretor clínico do Hospital Osmário Omena de Oliveira, Marcello Neves, informou ao G1, por telefone, nesta quarta-feira (23), que foram registrados dois tipos distintos de reação ao óleo que contaminou as praias.

Sessenta por cento dos atendimentos, segundo ele, foram de paciente com problemas de pele, por causa do contato com a substância. “Nesse caso, as pessoas tiveram dermatite de contato, apresentando coceiras e feridas na pele, além de dor de cabeça”, declarou.

Os outros 40% dos pacientes tiveram reações por inalar os gases que saem do óleo, de acordo com o médico. “Eles também tiveram dor de cabeça e apresentaram enjoos, que é um sintoma diferente”, comentou.

Neves disse também que todos os pacientes foram tratados com medicações específicas para cada caso. “Quem chegou com as reações cutâneas, tomou corticoides, por exemplo, e fez hidratação”, comentou.

A maioria dos atendimentos ocorreu no sábado (19), segundo a Secretaria de Saúde de São José da Coroa Grande. Nesta quarta (23), no entanto, mais um paciente procurou o serviço de saúde, apresentando sintomas.

Nenhum comentário: