segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Paulo: “Bolsonaro deve lembrar que Nordeste é Brasil”

Magno Martins 

Blog do Guilherme Amado

Chamado de “espertalhão” por Bolsonaro, Paulo Câmara decidiu não responder ao presidente. Em entrevista à coluna, o governador de Pernambuco fez um apelo ao presidente que pare de “picunha” e lembre que o país que ele governa também inclui o Nordeste. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

O senhor se sentiu ofendido por ter sido chamado de espertalhão por Bolsonaro?

Não, eu quero paz. O presidente precisa parar de picuinha e governar também para o Nordeste. O Nordeste é Brasil. Ele já atacou o Flávio Dino, governador do Maranhão, o Rui Costa, governador da Bahia, e o governador da Paraíba, João Azevedo. Já tinha me atacado indiretamente e a todos os governadores nordestinos nos chamando pejorativamente de “Paraíba”. Depois mentiu dizendo que se referia ao governador da Paraíba. Mas ele estava atacando os nordestinos ali.

Por que o senhor acha que o presidente adota essa postura?

Não sei. Ele perdeu no Nordeste, e perderia hoje. Ele está impopular no Brasil todo, mas está especialmente no Nordeste. Mas nada disso justifica tratar assim o nordestino.

Como foi a postura do governo federal na contenção do óleo vazado?

Extremamente lenta. Até hoje não sabemos com certeza a origem e a extensão do problema. O governo federal demorou muito a agir. E estamos perdendo com isso.

O turismo foi afetado?

O turismo e o meio ambiente. As pessoas estão cancelando suas viagens devido à imprevisibilidade e isso agrava um cenário que já não está bom.

Como está Pernambuco do ponto de vista econômico?

Difícil. Estamos um pouco melhor do que o Brasil como um todo, mas isso não significa muito porque o Brasil está quase no chão.

O senhor costuma falar com o presidente?

Estou aqui sempre para falar com o presidente. Eu não olho partidos. Não votei nele, mas o povo que eu governo é o mesmo que ele governa. Ele tem que entender isso.

Com o restante do governo, a relação existe?

Sim. O ministro Sergio Moro virá nesta semana aqui, o Ricardo Salles talvez venha também.

Qual o cenário para a eleição de 2020 em Recife? PSB e PT estarão juntos?

Ainda estamos fechando quem será o candidato e negociaremos as alianças no tempo certo. Será um prazer se o PT vier com o PSB novamente. Hoje, o PT está no meu governo e trazendo grandes contribuições.

Como, na sua visão, a maioria do povo pernambucano vê Bolsonaro?

Ele não é popular. A população não se sente atendida por ele.

E Lula? Lula ainda é forte para o povo nordestino?

Sem dúvida. Lula não perdeu em nada sua força em Pernambuco. A população sente que no governo dele a vida melhorou e, enquanto outro presidente não melhorar a vida do nordestino tanto quanto ele fez, ninguém vai superar isso. E o atual presidente, com esses gestos, está longe disso. Ele ignora o Nordeste.

Nenhum comentário: