segunda-feira, 11 de maio de 2020

Brasil pode ter mais de 1,6 milhões de casos de coronavírus, diz estudo


O grupo Covid-19 Brasil é um pool formado por mais de dez universidades brasileiras para monitorar a situação da pandemia por meio de técnicas de ciência de dados. De acordo com a estimativa, 526 mil desses casos estão no estado de São Paulo, epicentro da doença no país.

A contabilização desses casos ocultados das estatísticas pela subnotificação colocaria o Brasil como o novo epicentro da doença no mundo, ultrapassando os 1,2 milhão de casos registrados nos Estados Unidos, país com população maior que a brasileira.

“A motivação deste estudo é, de alguma forma, contribuir para o planejamento da pandemia, pois com essa subnotificação tremenda só estamos vendo a ponta do iceberg”, afirmou Domingos em entrevista à repórter Maria Fernanda Ziegler, da Agência Fapesp.

O pesquisador ressalta ainda que uma projeção mais realista permite que os governos dos estados tenham maior capacidade de planejar medidas e levantar recursos para combater a pandemia.

“Para se ter uma noção real da dimensão, o ideal seria fazer testes em massa. Como não temos testes disponíveis para todos, as estimativas podem servir de base para o gerenciamento de medidas de confinamento, necessidade de novos leitos e da abertura de hospitais de campanha”, aponta.

Para chegar ao número de casos 14 vezes maior que o registro oficial, os pesquisadores se basearam nos dados epidemiológicos da Coreia do Sul e ajustaram fatores como pirâmide etária, porcentual de comorbidades e fatores de risco para covid-19 na população brasileira.

*Com informações da Agência Fapesp

Nenhum comentário: