quinta-feira, 28 de maio de 2020

Covid-19: SES-PE diz que recorde no número de mortes foi causado por demora no repasse de dados


Nesta quarta-feira, a Ses-PE contabilizou 2.468 mortes por Covid-19 (Foto: Carl de Souza / AFP)
Nesta quarta-feira, a Ses-PE contabilizou 2.468 mortes por Covid-19 (Foto: Carl de Souza / AFP)
No gráfico referente às datas das mortes por Covid-19 no Estado, publicado diariamente nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (Ses-PE), há uma aparente tendência de diminuição de óbitos. Isto poderia ser um indício de que a pandemia estava chegando a um controle em Pernambuco. Contudo, em coletiva nesta terça-feira (27), o Governo do Estado afirmou que a aparente variação para baixo na taxa se dá pela espera por resultados de testes pós-morte e na demora dos hospitais em repassar dados de óbitos à Secretaria Estadual de Saúde (Ses-PE). 

A secretaria-executiva de Vigilância e Saúde do Governo do Estado, Luciana Albuquerque, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, responderam às perguntas dos jornalistas. Luciana explicou o número de mortes: “No nosso informe diário a gente pode ver que nos últimos seis dias há menos óbitos, mas isso não nos deixa falar de uma diminuição ou estabilização da nossa curva. Pessoas que foram à óbito e fizeram seu exame depois do óbito, certamente estão esperando o resultado. Esse número, então, ainda não foi contabilizado nesses dias. Já pessoas que já eram positivas para Covid-19 e que evoluíram para óbito, infelizmente, nem sempre essa informação chega para a Secretaria de Saúde de forma imediata”.Luciana pediu aos hospitais, públicos e privados, que as secretarias municipais e a do Estado sejam informadas da ocorrência dos óbitos por Covid-19 o mais rápido possível. “Para se ter uma ideia, dos 140 óbitos que nós informamos hoje, apenas 58 foram da última semana. Outros 82 foram de semanas anteriores, de abril. Tem óbito do dia 19 de abril”, reclamou.

Nesta quarta-feira, a Ses-PE contabilizou 2.468 mortes por Covid-19. Foram confirmados 1.065 novos casos da doença no Estado, sendo 247 foram classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 818 como leves. No total, Pernambuco tem 29.919 casos confirmados, sendo 13.086 graves e 16.833 leves. No Recife, foram 374 novos casos, sendo 276 leves e 98 de Srag. Foram 66 mortes registradas na capital pernambucana.

A secretária falou sobre o aumento de mais de 100% nos casos confirmados de Covid-19 nesta quarta. Na terça, Pernambuco registrou apenas 488 novos casos. “Esse aumento se deu especialmente por conta do crescimento no número de casos leves confirmados. Esses casos são contabilizados pelo sistema de informação do Ministério da Saúde, o E-Sus, que agora é E-Sus Notifica. Por uma questão de instabilidade nesse sistema, não é incomum que a gente não consiga fazer essa contabilização diariamente. Uma vez ou outra, há um acúmulo desses resultados no sistema”, disse Luciana. 

A secretária também explicou que a taxa de mortalidade no Estado ainda está em 1.3%, em média. “Esse não é o único indicador que a gente está usando para monitorar a Covid-19 em Pernambuco”, afirmou. Luciana não deu uma previsão para a uma possível retomada gradual das atividades no Estado. “O governo está construindo um plano para essa retomada. A volta se dará de forma gradual, em etapas. No momento oportuno esse plano será anunciado. O importante neste momento é que cada um siga as medidas de isolamento social. Quem puder ficar em casa, fique em casa”, disse.

Sobre a capital, o secretário de Saúde do Recife afirmou que é há indícios de uma desaceleração da curva de crescimento de contágio na cidade. “Mas é precipitado interpretar isso como uma tendência já estabelecida. Estamos vendo com cautela esses dados e reavaliando diariamente. Sabemos, naturalmente, a adoção de medidas precoces e ter estado na liderança nas taxas de isolamento entre as capitais são importantes medidas e podem já estar mostrando sinais significativos”, disse Jailson Correia. 

Ele também disse, sem especificar data, que em junho novos respiradores chegarão para mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Recife. “O governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Geraldo Júlio (PSB) fizeram um anúncio conjunto com uma meta ousada: juntos chegariam aos mil leitos em Pernambuco. A meta foi dobrada e hoje somamos mais de 2 mil leitos hospitalares em atividade, sendo 764 leitos da Prefeitura do Recife”, afirmou Correia. Ele também destacou que 127 leitos de UTI estão funcionando na cidade, com respiradores. “Esses leitos não existiam há dois meses”, frisou o secretário.

Correia também alegou que não se sabe quanto tempo vai durar o pico da pandemia no Recife. “Quando as medidas de isolamento são tardias, o pico é íngreme e avassalador, gerando um lockdown absoluto. Como as medidas que tomamos achataram a curva, o pico fica mais disperso ao longo do tempo, por isso mais difícil de medir qual período é da vigência deste pico”, explicou.

Nenhum comentário: