quinta-feira, 25 de junho de 2020

Golpe do Almanaque faz 91 mil vítimas em 24 horas

Uma falsa promoção que prometia a entrega gratuita de um almanaque da Turma da Mônica levou 91 mil pessoas a serem vítimas de um golpe em apenas 24 horas, de acordo com dados do dfndr lab, o laboratório de segurança digital da PSafe. Usando um método já conhecido, mas bastante popular e efetivo, criminosos usavam o WhatsApp para disseminar uma tentativa de roubo de dados focada em pais com filhos pequenos em casa.

O alerta sobre o caso acompanhou detalhes da fraude que acontece por meio do WhatsApp. Os bandidos usam o nome do Instituto Maurício de Sousa para citar uma falsa distribuição gratuita de cópias do Super Almanaque Turma da Mônica, Edição Estude em Casa. Bastaria um cadastro para que os responsáveis fossem elegíveis e era aí que o golpe acontecia.

Ao clicarem no link que chegava pelo mensageiro, as vítimas eram levadas a uma página que simula a aparência dos sites oficiais dos personagens, trazendo também imagens do próprio almanaque e mais informações sobre a suposta promoção. Informações como nome completo, cidade, estado e idade da criança que vai receber o livro são solicitadas, e na sequência, o compartilhamento da oferta para mais contatos no WhatsApp faz com que o usuário se torne elegível a receber o brinde.

Há ainda uma terceira etapa na qual dados pessoais como endereço, número de celular e documentos pessoais são solicitados para envio do suposto almanaque. Ao preencherem o cadastro, na realidade, as vítimas enviam seus dados diretamente aos bandidos responsáveis pelo golpe, que podem os utilizar para práticas de extorsão e novas fraudes. Além disso, a página solicita autorização para envio de notificações que, também, são controladas pelos bandidos e servem como um vetor para o envio de novas tentativas de golpe.

“Os golpistas se aproveitam do momento de quarentena e do fato de que pais e crianças estão em casa para criar uma mecânica fácil para roubar dados pessoais”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. De acordo com ele, o método é bastante popular, tendo sido usado no passado em nome de diferentes marcas, sempre prometendo brindes e artigos gratuitos. 

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