domingo, 12 de julho de 2020

PSOL anuncia apoio à Marília Arraes no Recife; Paulo Rubem reage

PSOL anuncia apoio à Marília Arraes no Recife; Paulo Rubem reage



O Diretório Nacional do PSOL divulgou uma nota nesta sexta-feira (10), explicando a política de alianças da legenda com outros partidos.

No texto, a direção nacional afirma que PSOL, reunido ainda no ano de 2019, aprovou “a necessária construção” de uma política de alianças com os demais partidos situados à esquerda do espectro político.  “Essa decisão se fundamenta na necessidade de unir a oposição e combater os retrocessos que temos visto em nosso país. Tendo essa resolução nacional no horizonte, diversos diretórios municipais se articularam para viabilizar a construção de frentes eleitorais”, diz a nota, que é assinada pelo presidente da legenda, Juliano Medeiros. Sobre coligações o partido destaca que em Belém, PT e PDT anunciaram apoio à pré-candidatura de Edmilson Rodrigues.

Em Florianópolis, diálogo entre PSOL, PT, PDT, PCdoB e PSB está adiantado. Em Recife, o PSOL aprovou apoio a Marília Arraes (PT) “e em Macapá, Manaus e Rio Branco estamos trabalhando pela unidade da oposição”. O diretório afirma, ainda, que “no PSOL quem dá a última palavra são os municípios. Respeitamos as definições locais. E é por isso que reconheço como legítimo o processo de escolha da tática eleitoral que ocorreu esta semana, no Diretório Municipal do Recife”.E acrescenta que “há ainda importantes diferenças entre os partidos de oposição. Mas elas podem ser superadas com diálogo e paciência. Derrotar o bolsonarismo eleitoralmente é a segunda tarefa mais importante do ano. A primeira é salvar vidas e vencer a pandemia”, ressalta Juliano Medeiros na nota.  

No Recife, o diretório municipal do PSOL decidiu apoiar a pré-candidatura de Marília Arraes, mas um dos pré-candidatos do partido à Prefeitura do Recife, o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago reagiu contra a decisão. Ele continua defendendo candidatura própria da legenda.

Nenhum comentário: